Pesquisadores da UEFS começam a segunda etapa da pesquisa para detectar pessoas assintomáticas com Covid-19



A segunda etapa da pesquisa para identificar indivíduos assintomáticos da Covid-19 em áreas de grande circulação de pessoas em Feira de Santana começa nesta segunda-feira (8).  Realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e  Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), a pesquisa será realizada até o dia 26 de novembro.

Como aconteceu na primeira etapa, de 8 de abril a 18 de maio de 2021, essa pesquisa será conduzida pelas professoras doutoras da UEFS, Erenilde Marques  de Cerqueira e Maricélia Maia de Lima. Os locais de testagem serão a Praça da Prefeitura e a Praça da Feira do Tomba, com início no Centro de Abastecimento, nesta segunda, das 8h às 12h.      

De acordo com a coordenadora, professora Erenilde Marques, podem participar dessa pesquisa pessoas que não apresentam os sintomas da Covid-19 e que tenham tomado a vacina. As amostras para exame RT-PCR serão encaminhadas para o Lacen - Laboratório Central.

Na primeira etapa da pesquisa, foram analisadas amostras de 1.400 pessoas escolhidas entre a multidão que circula pelos locais onde foram realizadas as testagens e foram detectadas 14% de pessoas assintomáticas, positivas para o novo coronavírus, além de  identificar a variante Gama como a predominante no município. Todas as pessoas positivadas foram acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.


Redação | ASCOM



Postagem mais antiga Página inicial