UFRB abre seleção para mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anuncia a abertura de processo seletivo para alunos regulares no programa de pós-graduação, em nível de mestrado, em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), para o primeiro semestre acadêmico de 2022. O curso é vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

Clique aqui e acesse o edital completo.

Serão oferecidas vinte vagas no processo seletivo, sendo dez para área de concentração Arqueologia e dez para a área de concentração Patrimônio Cultural.

As inscrições acontecem exclusivamente via SIGAA – Processos Seletivos Stricto Sensu, até o próximo dia 29 de outubro. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Os dados solicitados no formulário eletrônico devem ser informados pela pessoa inscrita, que se responsabilizará pela exatidão dos mesmos.

Das 20 vagas ofertadas no Edital PPGap 03/2021, há vagas destinadas à política de cotas, amparada pela Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; e para servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da instituição.

Poderão participar do processo seletivo graduados ou graduandos de qualquer área. Para as graduandos, a previsão de conclusão da graduação deverá ocorrer em período anterior à data prevista para efetivação da matrícula no Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.

Áreas de Concentração

A Área de Concentração Arqueologia abrange os estudos em Arqueologia Histórica e dos Povos Originários, em sítios e acervos musealizados ou não. A área tem duas linhas de pesquisas: Linha 1 - Populações, ambientes e culturas; e Linha 2 - Musealização do patrimônio arqueológico.

A Área de Concentração Patrimônio Cultural aborda os processos históricos e socioculturais de formação dos patrimônios culturais, bem como as ações institucionais que levam a apropriação dinâmica deste legado. A área tem duas linhas de pesquisas: Linha 3 - Patrimônio cultural e identidades; e Linha 4 - Patrimônio cultural e políticas públicas.

Processo Seletivo

O processo seletivo será constituído por quatro etapas: 

Etapa 1 - Anteprojeto de Pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório; 

Etapa 2 - Prova remota, digitada. Etapa de caráter eliminatório e classificatório; 

Etapa 3 - Prova oral remota. Etapa de caráter eliminatório e classificatório; 

Etapa 4 - Prova de Língua Estrangeira de caráter classificatório.

Mais informações pelo e-mail ppgap@ufrb.edu.br.


Redação | ASCOM UFRB


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial