'Oficinas do MAM' abrem inscrições para três novos cursos gratuitos

As oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM BA), localizado no Solar do Unhão, abrem inscrições, a partir desta segunda-feira (11), para mais três novos cursos gratuitos.

Clique aqui para se inscrever, no período de 11 a 15 de outubro de 2021.

"Processos Criativos - Narrativas de Games: Criação de histórias entre o sertão e o mar" terá aulas de 22 de outubro a 12 de novembro de 2021, às sextas-feiras, das 18h às 21h, com 25 vagas, tendo como ministrantes o historiador Diego Azevedo e a game designer Silvani Neri. 

Eles pretendem apresentar ferramentas para criação de histórias ao mesmo tempo em que discutirão o espaço entendido "Entre o Sertão e o Mar do Nordeste do Brasil", fazendo uso do RPG (estilo de jogo narrativo) como ferramenta de criação de histórias.

“A escrita sobre um povo é sempre recheada de invenções e escrever sobre um espaço é resgatar experiências que talvez nem tenhamos vivido, mas ouvimos falar”, explica Diego Azevedo. Para ele, escrever é sempre um processo que fala da história e fala de quem escreve. “Escrever narrativas Entre Sertão e Mar é sempre inventar e reinventar. Além disso, precisamos falar de nós da nossa terra e do nosso povo”, diz Silvani Neri. 

Ambos reforçam a ideia que são necessários o repensar, reinventar, redescobrir povo, terra, espaço e identidade; o que é sertão, mar, interior, religiosidade e recôncavo. “A resposta para isso se dará na escrita, utilizando a ferramenta do Role-Playing Game”, completa Silvani.

"Pesquisa e Documentação em Acervos Artísticos: Obras e experiências do MAM-Bahia" acontecerá de 5 de novembro a 3 de dezembro de 2021, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, com 30 vagas e com as professoras Anna Paula da Silva e Sandra Regina Jesus. 

Segundo elas, a proposta é apresentar e discutir sobre a documentação e a pesquisa em gestão de acervos artísticos, tendo como foco a experiência do MAM-Bahia. Este curso dispõe de 30 vagas, mas 10 delas são reservadas para estudantes de graduação em Museologia da UFBA.

"Processos Criativos em Fotografia" será de 5 de novembro a 17 de dezembro, às terças e sextas-feiras, das 13h às 17h, com 50 vagas, apresentando projetos da carreira do artista Christian Cravo como exemplos no desenvolvimento de temas e narrativas. 

Influências e períodos na história da arte que foram determinantes para o seu lastro artístico também estão na programação. O curso terá oito aulas, sendo duas introdutórias, duas práticas, uma para seleção de imagens capturadas e uma para apresentação dos trabalhos, além da montagem e abertura de exposição.

O MAM Bahia é um equipamento do Instituto do Patrimônio (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBA). O projeto Oficinas do MAM 2021 conta com patrocínio da SICOOB Seguradora e do BANCOOB, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoiam ainda: Instituto SICOOB, MAM, IPAC/SecultBA e Governo da Bahia. A realização é da Trevo Produções, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Mais de 1.000 pessoas se inscreveram na 1ª Etapa das Oficinas que começou em 6 de julho deste ano (2021), tornando-se um recorde de público para cursos similares em Salvador. 

O museu está com a exposição 'O museu de Dona Lina' aberta até 19 de dezembro, de terça a domingo, sempre das 13h às 17h. Já o Café e os Pátios externos estão abertos das 12h às 20h. 

A entrada e o estacionamento são gratuitos. Mais informações pelo número 7131176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h.


Redação | ASCOM





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial