Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana comemora dois anos com live de aniversário


O Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana (Antônio Gasparini) realiza a “Live de Aniversário: dois anos tocando histórias”, em comemoração ao seu segundo ano como Núcleo Territorial, nesta quinta-feira (30). 

Para celebrar a data, bem como os impactos sociais gerados pelo Núcleo desde que foi inaugurado, o NTN irá realizar um evento ao vivo e aberto ao público através das redes sociais.

A cerimônia, que será transmitida pelo YouTube e Facebook NEOJIBA, a partir das 15 horas, acontece na sede do NTN Feira, no Centro Social Urbano (CSU). Irão se apresentar a Orquestra de Câmara e a Orquestra Iniciante, além de crianças, adolescentes e jovens integrantes do programa, em duplas. No repertório, estão presentes músicas clássicas e populares.

Durante a programação, haverá a exibição de depoimentos de importantes parceiros, apoiadores do NTN Feira e representantes de projetos musicais e filarmônicas do interior do Estado alcançados pelo programa através das ações territoriais. 

A celebração conta, ainda, com a presença do Deputado Federal Zé Neto (PT), apoiador do programa NEOJIBA na cidade e responsável pela emenda parlamentar que destinou recursos para a aquisição de novos instrumentos musicais para o Núcleo feirense no último ano.

Sobre o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana (Antônio Gasparini)

Em atuação desde julho de 2014, como Núcleo de Prática Musical (NPM), o Núcleo Territorial Neojiba (NTN) Feira de Santana - Antônio Gasparini expande o seu alcance e se torna Núcleo Territorial em setembro de 2019. Desde então, desenvolve atividades musicais para cerca de 205 crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Cidade Nova e Queimadinha.

Formado por uma equipe pedagógica, de desenvolvimento social e administrativa, o NTN tem como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seus territórios oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras, luteria e reparo de instrumentos musicais.

Além do trabalho local, o Núcleo Territorial tem como missão apoiar de forma contínua diversos projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares, projetos estruturantes do Governo do Estado e outras iniciativas de prática musical coletiva com abrangência nas cidades próximas.

O NTN Feira de Santana é uma realização do Governo da Bahia e do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música e é fruto da parceria entre o programa NEOJIBA e o Instituto Antônio Gasparini (IAG). Conta também com o patrocínio da OL Papéis, através do Programa FazCultura e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.

Programa NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social, prioritariamente, de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. 

O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. 

Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Redação | ASCOM




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial