Cineclube OSBA realiza debate sobre filme Morte em Veneza, de Visconti

 

O Cineclube OSBA, projeto da Orquestra Sinfônica da Bahia que lança luz sobre a música sinfônica no cinema, traz no dia 26 de maio, à 19h, live debate sobre o filme italiano “Morte em Veneza” (1971), de Luchino Visconti, trazendo também discussão sobre a obra do compositor romântico Gustav Mahler (1860-1911). O debate, que será transmitido ao vivo no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) contará com a presença de Paulo Zorzetto, timpanista solista e chefe do naipe de percussão da OSBA e de Leandro Afonso, cineasta e pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica, da Faculdade de Comunicação da UFBA, parceiros da Sinfônica da Bahia neste projeto. 


SOBRE O FILME: O filme italiano de drama “Morte em Veneza” (1971), de Luchino Visconti, conta a história de um compositor de música de concerto, Gustav von Aschenbach, que viaja em férias a Veneza e lá desenvolve uma perturbadora atração por Tadzio, um adolescente da nobreza polonesa que faz turismo com a família. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Thomas Mann, publicado em 2013 e que possui referências à obra do compositor Gustav Mahler, por quem o escritor tinha admiração. No filme, o personagem escritor vira compositor e parte do personagem é baseada no próprio compositor romântico, que marca presença na trilha musical com o quarto movimento de sua Quinta Sinfonia, o Adagietto, que é absolutamente essencial ao filme e praticamente uma das personagens. Para assistir “Morte em Veneza”, o Cineclube OSBA recomenda a consulta ao site Just Watch (www.justwatch.com/br) para que encontre a melhor plataforma. 


SOBRE A OBRA DE MAHLER: em maio se completam 110 anos da morte de Gustav Mahler, compositor romântico que representa uma ponte para a música moderna do século XX, a partir das suas últimas obras. Neste mês, a OSBA tem explorado a obra de Mahler em sua programação. No dia 18, o maestro Carlos Prazeres e o jornalista Irineu Franco Perpétuo conversaram sobre a obra do compositor na Live OSBA Talks, que ainda pode ser vista no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia). No dia 05 de maio, a live debate do Cineclube OSBA também destacou a obra de Mahler a partir do filme “Ilha do Medo”, de Martin Scorsese. A live debate pode ser vista no canal da OSBA no Youtube. Ainda, no Spotify da Sinfônica da Bahia existe uma playlist especial com as obras essenciais do compositor. 


Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

26/MAI - CINECLUBE OSBA

Indicação de filme: Morte em Veneza (1971), de Luchino Visconti

Saiba onde assistir no site Just Watch: www.justwatch.com/br

Live-Debate com Paulo Zorzetto (OSBA) e Leandro Afonso (Laboratório de Análise Fílmica - Facom/UFBA)

Horário: 19h

Live debate transmitida no canal da OSBA no YouTube 

http://bit.ly/cineclubeosbamorteemveneza


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial