Roça Sound faz união de estados em EP dançante

 “Roça Sound com Elas” tem as participações de Jessica Caitano, Keila, Mis Ivy e Paula Sanffer

Faz um ano que o Brasil foi de fato atingido pela Covid-19, a sensação ainda é de desesperança, principalmente para quem trabalha com cultura. O grupo Roça Sound, resolveu mudar os ânimos com o novo EP Roça Sound com Elas, que conta com as participações de Jéssica Caitano (PE), Keila Gentil (AM), Mis Ivy (SP) e Paula Sanffer (BA) para botar todo mundo para dançar em casa. Tudo em parceria com o selo feirense Banana Atômica.

Conhecidos pela mescla das culturas nordestinas e afro-americanas através de elementos do rap, ska e reggae, dentre outras influências de origem negra e periférica, o grupo usa o sound system na construção de suas músicas. Para este EP o Roça Sound se conectou com os sons de periferias pelo Brasil e se adaptou aos estilos das artistas convidadas. O Roça faz uma união entre os estados celebrando os ritmos de cada periferia escolhida.

Em “Na Roça Tá Chovendo” em parceria com Jessica Caitano, o Roça apresenta música dançante inspirada no repente e no coco elétrico. Na parceria com Keila Gentil, ex-vocalista da Gang do Eletro, “Queima Bem” o brega funk e o tecnobrega ganham ênfase na letra que destaca a ponte entre a Bahia, estado natal do Roça e o Pará, estado em que Keila é radicada.

Com “SambaRaggaReggae” há uma parceria com a notória cantora de Ragga Murfin, Mis Ivy, e o nome da própria música já entrega o que vem por aí. Com a feirense Paula Sanffer, hoje vocalista da Timbalada e que ficou conhecida após sua passagem pelo programa The Voice Brasil em 2015, temos uma mistura com rap, axé music e Bahia Bass, na música “O Baratineiro”. A letra trata daquela pessoa que diz que vai fazer, promete, mas “fala, fala, fala” e no final, não faz nada.

“A ideia desse EP é conexão. É o que acreditamos e sempre fizemos! Trazer essas mulheres pro nosso público, conhecer e ir até o público dessas pessoas, conectar periferias, costumes, gírias, vivências, ritmos... A construção desse EP também aconteceu de modo muito natural, foi fluindo.  Só nos atentamos que tínhamos praticamente um EP pronto, quando me vi com 3 músicas em mãos com as vozes delas. Foi daí que partiu a ideia da produção. Mas isso é o resultado de conversas de camarim, de conexões entre um encontro e outro. Conhecemos elas em apresentações, ficamos fãs e o convite para uma parceria foi acontecendo - com elas o com mais alguns outros artistas que nos identificamos. Temos sempre a sensação de que um bate papo, uma conversa do passado, pode virar um trabalho no presente”, conta o MC Nick Amaro.

Amaro é o responsável pela criação do grupo em 2007 junto com o MC Paulo Balla. Hoje completam o time o DJ Bomani e o dançarino Ed Murphy. O grupo acumula os lançamentos do EP “Você Guenta Quantos Rounds?” (2015) e o disco “Tabaréu Moderno” (2018).

Capa do EP com arte de Márcio Button (Afrocollagem) e designer de Don Guto. Imagem: Divulgação

O EP Roça Sound com Elas tem quatro faixas e foi gravado no Crossover Estúdio, tem produção musical de Nick Amaro e o DJ Lerry, mixagem e masterização por André T, arte da capa de Márcio Button (Afrocollagem) e colagem de Don Guto e produção de Peg’a Visão e sai pelo selo Banana Atômica.

O projeto tem o apoio cultural do Peg’a Visão e Banana Atômica e o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/RoCaSoUnD/

Instagram: https://www.instagram.com/rocasoundfsa/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_OILxj9_CWGM862bUnlXKQ

Foto: Rafa Santos
Texto: Alessandra Braz


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial