Mapeamento de mulheres do audiovisual da Bahia visibiliza estas profissionais por meio do projeto 'Mostra Elas'


 A partir de sexta-feira, 19 de março, já está aberto para consulta pública o “Mapeamento Elas no Audiovisual”, um catálogo de mulheres profissionais do audiovisual na Bahia. A base se constrói a partir das informações inscritas pelas próprias atuantes nas mais diversas áreas do setor em cidades baianas, cadastro que continua aberto para uma atualização sistemática. A plataforma se lança com 50 mulheres já inseridas, possibilitando que pessoas, empresas e produções comprometidas em contratar mulheres para suas equipes de cinema e vídeo encontrem, com facilidade, as trabalhadoras que se enquadram em suas demandas. A ação é uma iniciativa do projeto “Mostra Elas – Ações Formativas”, realizado pela Giro Planejamento Cultural, e da produtora audiovisual Pêxa, que hospedam o mapeamento nos sites www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas e https://pexafilmes.wixsite.com/pexa.


A “Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres” teve sua primeira edição em 2017, em Salvador, e, desde então, vem desenvolvendo ações que têm como intuito proporcionar espaços de visibilidade, valorização, difusão e discussão a respeito da produção de filmes realizados por mulheres e da participação feminina no audiovisual. A proposta “Mostra Elas – Ações Formativas” é um desdobramento disso e vislumbra que mais mulheres possam criar e contar suas próprias narrativas através desta linguagem. O projeto já está promovendo, de fevereiro a fim de março, treze oficinas gratuitas de formação em funções técnicas e criativas do audiovisual, além de serviço de consultoria para roteiros de curtas e longas-metragens, tendo como público mulheres, pessoas trans e não-bináries da Bahia. Até abril, ainda serão exibidas cinco lives de debates sobre o tema.

Já a Pêxa, produtora de conteúdo audiovisual criada em 2019 e focada no protagonismo feminino, já havia iniciado um mapeamento similar, que agora ganha força com a parceria estabelecida, para chegar a mais mulheres e a quem está à procura delas. A intenção é de fomentar esta rede e criar conexões profissionais.

A “Mostra Elas – Ações Formativas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Acesse o projeto:

www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas
https://pexafilmes.wixsite.com/pexa

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial