No mês de março, o projeto Pele Preta estreia a terceira temporada do seu podcast. Comandado pela produtora cultural Francis Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana, os novos episódios terão como tema “Por uma educação antirracista”.
A nova temporada terá ao todo 04 episódios, disponibilizados, gratuitamente, sempre às quarta-feiras de março (10, 17, 24 e 31) nas diversas plataformas de streaming - acessível no link https://taplink.cc/
Ao longo dos episódios, serão entrevistadas profissionais que são referências no campo educacional como a professora Sônia Ribeiro, socióloga e mestre em extensão rural, além de Iamara Viana, pós-doutora em História pela UFRJ e doutora em História Política, e Janda Bomfim, diretora da escola Luiza Mahin, em Salvador.
O conteúdo da terceira temporada também dará atenção as leis educacionais que tratam da questão de raça (obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e lei de cotas) e suas aplicações, bem como as escolas que nascem com um viés "afrocentrado" e antirracista, além de um olhar crítico sobre o acesso e permanência da população negra no ensino superior.
O projeto envolveu uma equipe completa na produção dos episódios. Além de Rafael Santana e Francis Cardoso, que são apresentadores e roteiristas, se juntam à equipe a historiadora Elenia Cardoso para desenvolvimento da pesquisa, o jornalista e podcaster Wall Cardozo, responsável pela edição, e Felipe Moraes (Heetz), produtor musical e beatmaker, que assina a trilha sonora original da temporada.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O “boom” do podcast – Os últimos dois anos foram marcados por um “boom” do podcast no Brasil, que passou a liderar o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu em 2020, ano marcado pelo confinamento provocado pela pandemia do coronavírus.
Entretanto, o crescimento já era notado antes mesmo da pandemia. Uma pesquisa de 2019 realizada pelo IBOPE revelou que 40% da população que usa internet no Brasil já ouviu podcast pelo menos uma vez.
A expansão global dessa ferramenta de comunicação foi confirmada pelo Spotify, que levantou os dados relacionados ao ano de 2020 e divulgou que existe 1,9 milhão de podcasts na plataforma, e ainda que houve um aumento de 200% no consumo somente no terceiro trimestre do ano passado.
Sobre o Pele Preta – O “Pele Preta” é um grupo independente de mídia que surgiu em 2019, inicialmente no formato podcast, com o objetivo de dialogar com a população negra de Salvador sobre questões raciais. Conduzido pela Produtora Cultural Francis Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana, o projeto já produziu duas temporadas, dezenas de episódios e entrevistou alguns expoentes da cultura negra brasileira, como os artistas Lazzo Matumbi, Larissa Luz, Dan Ferreira, Alana Reis (A Dama do pagode) e a banda Afrocidade.
Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.
Serviço
Terceira Temporada do Podcast Pele Preta
Quando: 10 a 31 de março
https://taplink.cc/