AAFS realiza evento de lançamento oficial do projeto ‘Saberes e Fazeres dos Artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana’

A Associação dos Artesãos de Feira de Santana (AAFS) realizou, na última quinta-feira (18), o lançamento oficial do projeto “Saberes e Fazeres dos Artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” por meio de uma live, com a participação do Diretor Geral do IPAC-BA (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), João Carlos de Oliveira, da coordenadora do referido projeto, Aloma Galeano, da presidente da Associação, dona Lícia Jorge, e do cineasta responsável pelo documentário que está em fase de gravação, Daniel Ribeiro.

 

O evento online foi transmitido através do Youtube e do Facebook, nos canais oficiais da Associação, e ainda pode ser acessado através dos links www.youtube.com/watch?v=WKbXn0sxzIg encurtador.com.br/ovDM4A live contou com a presença de produtores culturais, artistas e da imprensa. A exemplo de Elsimar Pondé, profissional de comunicação ligado à cultura que interagiu durante a transmissão. "​Esse projeto merece todo destaque pela relevância do trabalho que os artesãos e artesãs exercem. É uma iniciativa que tem uma importância social imensurável", destacou o jornalista.

 


Durante o evento, dona Lícia Jorge agradeceu a participação dos internautas e destacou a relevância desse projeto que busca dar visibilidade aos profissionais do artesanato, sobretudo, aqueles que vêm sofrendo com as grandes transformações provocadas por mudanças de espaços físicos e com os impactos provocados pela pandemia da Covid-19. “Nós sobrevivemos do artesanato, é o nosso trabalho, é a nossa sobrevivência”. “Durante todos esses anos estamos reivindicando respeito por nossa categoria”, declarou Lícia, uma das fundadoras da AAFS. A associação tem registro de 13 de dezembro de 1987 e uma história iniciada na década de 70.

 

O publicitário Daniel Ribeiro trouxe o panorama sobre o documentário e lançou um teaser dessa produção que trata das riquezas culturais das/os artesãs e artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana. Daniel Ribeiro também explanou um pouco sobre a preparação das oficinas que serão ministradas entre os dias 01 a 15 de março, uma das ações previstas pelo projeto. Ao final desta matéria você pode conhecer a lista de oficinas e link para inscrições.

 

A produtora cultural Aloma Galeano apresentou algumas das atividades que já foram realizadas pela equipe, visto que a fase de produção do projeto teve início em janeiro deste ano, e destacou algumas das ações que serão realizadas até o próximo mês de março. Um projeto que tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), via lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 


O Diretor Geral do IPAC-BA, João Carlos Cruz, agradeceu a todas as pessoas envolvidas nessa iniciativa e trouxe um resumo sobre o papel do IPAC na preservação do patrimônio imaterial na Bahia e a importância da participação da sociedade civil nesse processo de preservação. “Fico feliz que os projetos, não só de Feira mas os demais projetos de patrimônios imateriais da Bahia, estão tendo essa dimensão [...] que idealizamos de que fizessem a construção dessas políticas. Acho que temos um desafio ainda pela frente, mas o resultado pode talvez ser um dos resultados mais bonitos que o Brasil já viu em termos de preservação de seu patrimônio cultural e imaterial”, declarou João Carlos Cruz, durante a live.

 

Sobre o projeto

O “Saberes e Fazeres dos Artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” foi aprovado pelo Edital de Chamamento Público nº. 001/2020 Finalidade da Seleção: Seleção de Organizações da Sociedade Civil – OSCs interessadas em celebrar Termos de Fomento, cujo objeto consiste na execução de ações de Salvaguarda para o patrimônio cultural imaterial registrado e/ou em processo de patrimonialização pelo IPAC. Recurso proveniente da Lei Aldir Blanc, com o objetivo geral de preservação, salvaguarda, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e estudos de normatização de patrimônio cultural imaterial registrado e/ou em processo de patrimonialização pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), especificamente do patrimônio Processo nº 0607160017246/16 “Centro de Abastecimento”. O projeto possui o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), via lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Sobre as oficinas, grátis e com inscrições abertas

Confira as temáticas das oficinas e oficineiros/as abaixo:

“Artes no macramê”, ministrada por Lícia Jorge;
“Decoração junina”, ministrada por Lucimar Jorge
“Confecção e decoração de flores artificiais”, ministrada por Zélia Pereira
“O marketing digital a favor da cultura – como artesãos e artesãs podem divulgar seus produtos no mundo digital?”, ministrado por Daniel Ribeiro
“Noções básicas para empreendimentos culturais sobre direito do consumidor no processo de compra e venda on-line”, ministrada por Jamile Santana.

As oficinas serão gratuitas e remotas, com certificado de 10 horas para cada temática, e direcionadas para pessoas com idade a partir de 18 anos, preferencialmente que estejam em vulnerabilidade econômica e para artesãos/ãs de Feira de Santana e cidades vizinhas. Os inscritos e selecionados receberão uma senha e um login para acessar a sala de videoconferência. Ao término de cada curso os participantes receberão certificados via e-mail. Para aqueles que não tiverem e-mail, a AAFS providenciará a entrega de forma impressa. 

Inscreva-se aqui!

 

Para mais informações, acesse www.aafs.com.br e/ou acompanhe as redes sociais

https://linktr.ee/associacaodeartesaosfsa
Instagram: https://instagram.com/associacaodeartesaosfsa
Facebook: https://www.facebook.com/associacaodeartesaosfsa


 



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial