O Batucaê - Encontro de Percussão Baiana é um projeto voltado para estudantes e profissionais da música

 


A Bahia é conhecida pela sua musicalidade, tomada de referências percussivas que têm origem na ancestralidade do seu povo. Também é permeada por originalidade, o que veio a revolucionar as células rítmicas mais primitivas que aportaram aqui, transformando-as em bases percussivas inéditas.

Com o intuito de abordar esta história, rica em detalhes, será realizado entre os dias 10 a 12 de fevereiro, o Batucaê – Encontro de Percussão Baiana. O evento online contará com uma programação de workshops, oficinas e pocket shows, totalmente gratuitos, com transmissão no YouTube.

“O projeto irá promover uma interação entre a academia e os mestres da cultura percussiva da Bahia, que perpetuam os ritmos presentes na identidade cultural do estado”, explica o coordenador geral, Robson Sousa. “Vamos abordar como as células rítmicas presentes em toda a musicalidade baiana, com aqui chegaram, como se desenvolveram, e como se adaptaram a outros instrumentos percussivos”, detalha.

Para isso, foram convidados nomes de referência nacional, como o etnomusicólogo e antropólogo Cássio Nobre, os percussionistas Gabi Guedes e Giba Conceição, além de Dona Chica do Pandeiro, mestra do Samba de Roda da Quixabeira da Matinha, e Zé das Congas, músico feirense que transforma lixo em instrumentos musicais através da reciclagem.

Confira a programação:

10/02/2021 (quarta-feira)

19h – Oficina “Adaptações e aplicações de ritmos nordestinos na bateria” com Robson Sousa

20h – Oficina de percussão com Ravel Conceição (Mostra Feira dos Ritmos)

21h - Workshop “Dos ritos aos ritmos - a diversidade percussiva do samba de roda”, com Dona Chica da Matinha – Samba de Roda da Quixabeira da Matinha

22h - Pocket-show com Ravel Conceição e participação de Robson Sousa

11/02/2021 (quinta-feira)

19h – Workshop “A Etnomusicologia na Bahia” com Cássio Nobre

20h – Oficina “Cuíca in Concert” com Giba Conceição

21h – Pocket-show “Eu e minha cuíca” com Giba Conceição

12/02/2021 (sexta-feira)

19h – Oficina “Construção de instrumentos percussivos com material reciclável” com Zé das Congas (Mostra Feira dos Ritmos)

20h – Workshop “A percussão ancestral” com Gabi Guedes

21h – Pocket-show “Pradarrum - saudação às matriarcas” com Gabi Guedes

O Batucaê – Encontro de Percussão Baiana tem apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana através do curso de Licenciatura em Música, e apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Da Tribuna/Foto: Fernando Eduardo



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial