Inscrições abertas para Concurso Miss Afro Feira de Santana 2021


O protagonismo da mulher preta tem espaço em mais uma edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana que em 2021 será online, mas com a possibilidade da final acontecer presencialmente, no dia 11 de abril de 2021, respeitando todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. As mulheres que desejam participar podem se inscrever até o dia 31 de janeiro, exclusivamente pelo WhatsApp 75988425266. 

As participantes devem ter entre 15 e 45 anos e residirem em Feira de Santana, seus distritos, povoados ou em cidades da região. Para a participação das meninas menores de 18 anos, os pais devem assinar um termo de autorização. As inscritas devem fazer uma contribuição (não obrigatória) de 20 reais para colaborar com a confecção de certificados, apostilas e todo material utilizado no evento. 


Programação

A iniciativa realizada pela Associação Cultural Moviafro existe desde 2017 para conscientizar, empoderar, elevar a autoestima e fortalecer a autoafirmação de mulheres negras de Feira de Santana e região. A programação conta com debates, palestras, rodas de conversas, oficinas formativas e minicursos de cultura afrobrasileira com emissão de certificado. 

Para Val Conceição, produtor cultural e coordenador geral do concurso, o evento se consolida como a maior ação de beleza e exaltação da mulher negra no interior da Bahia. "Nosso principal foco é a conscientização sobre ser mulher negra, sua ancestralidade, seus direitos como cidadã e a valorização das suas conquistas na sociedade", explica Val. 

A programação conta também com discussões sobre assuntos como feminicídio, doenças sexualmente transmissíveis e doenças que afetam a população negra feminina como câncer de mama, hipertensão arterial, diabetes mellitus e anemia falciforme. 


Dinâmica do Concurso em 2021

A pandemia impediu que a edição 2020 fosse até a etapa final, que foi cancelada. Com isso, as finalistas da edição passada já estão  automaticamente na semifinal de 2021 e participam da seletiva com as demais inscritas que chegarem até essa etapa. A fase final do concurso será com as 15 primeiras colocadas.

A ganhadora da edição 2021 do Concurso Miss Afro feira de Santana recebe uma premiação em dinheiro e as meninas do 2º e 3º lugar recebem brindes.



Redação | Lorena Porto

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial