Escola Livre Audiovisual da Chapada Diamantina (ELA) tem inscrições abertas

A Escola Livre Audiovisual da Chapada Diamantina - ELA, que propõe cursos livres e gratuitos na área do audiovisual, iniciou suas atividades, dando sequência ao cronograma estabelecido no projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc.


A ELA busca acolher em sua proposta estudantes, professoras e professores, trabalhadoras e trabalhadores rurais e agentes culturais do território da Chapada Diamantina. Sua primeira meta é a organização de alunas egressas do Curso de Jornalismo em Multimeios, DCHT XXIII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Seabra, em uma experiência de empresa escola, onde Universidade, estudantes e comunidade acadêmica se apoiam na criação de uma organização que oferte serviços de comunicação produzidos por profissionais nascidos, criados e formados na Chapada Diamantina.

A partir do estímulo à autogestão, as jornalistas Erica Araujo, Maiara Luane e Rose Caroline estão recebendo consultorias, voluntárias e contratadas, para a estruturação de um novo negócio de comunicação local. O acompanhamento político pedagógico está sendo realizado por Gislene Moreira, Coordenadora do Núcleo de Comunicação (NUCOM) UNEB Seabra. O suporte em relações institucionais está a cargo de Vinicius Morende, jornalista e professor do DCHT XXIII da UNEB. Joana Horta faz a direção do projeto e consultoria em organização social e cultural. Thais Albuquerque faz consultoria para o desenvolvimento do Projeto Visual. A coordenação de conteúdos paradidáticos tem contribuições de Renata Lourenço, jornalista e professora do DCHT XXIII da UNEB e Renata Semayangue, diretora e produtora de audiovisual. O apoio operacional conta com Diosvaldo Filho, jornalista e colaborador do NUCOM.

Nas próximas semanas, o projeto segue com a contratação da equipe de formadores e a divulgação do edital de chamamento para 150 vagas em um curso livre audiovisual com carga horária de 60 horas, certificado pela UNEB. O curso prevê a realização de 18 vídeo-aulas e encontros, três ciclos de debate e um simpósio. O edital de chamamento público será divulgado na página da Escola: http://elaaudiovisual.com/ a partir de 17 de janeiro de 2021 e a inscrição acontecerá entre 19 e 22 de janeiro de 2021. As aulas e ações do curso ocorrerão durante os meses de fevereiro, março e abril, de forma remota.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

Escola Livre Audiovisual da Chapada Diamantina
Inscrições: 19 a 22 de janeiro de 2021
Aulas: fevereiro a março de 2021
+ Informações e inscrições: https://elaaudiovisual.com/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial