'Criações em Dança' vai premiar vídeos coreográficos de artistas baianos. Inscrições abertas.



O projeto Criações em Dança inaugura nova plataforma para a difusão de artistas e trabalhos em dança e premia 25 vídeos coreográficos de até 3 minutos assinados por realizadores de todo o estado da Bahia. Os trabalhos selecionados serão exibidos através do perfil @criacoesemdancaba no Instagram, entre 11 de março e 9 de abril de 2021, e receberão um cachê de mil reais. 

As inscrições ficam abertas no período de 17 de janeiro até 28 de fevereiro de 2021 e, durante o período de convocatória, candidatos podem participar de três oficinas gratuitas sobre técnicas de filmagem, dramaturgia e processos criativos, direcionadas à realização de produtos coreográficos audiovisuais. 

Clique aqui para se inscrever e conhecer o regulamento. 

"A plataforma é um lugar para ousar, experimentar, usar a criatividade, gerar conteúdos em formato de curta duração. Propostas individuais ou em coligações, trazidas por coreógrafos e/ou artistas visuais são bem-vindas", comenta a coreógrafa Cristina Castro, responsável pela concepção e direção do projeto Criações em Dança. 

O projeto busca dar visibilidade à produção de artistas de toda a Bahia. Por esse motivo, 50% das vagas estão reservadas para profissionais residentes em municípios do interior do estado.

Os 5 primeiros vídeos serão trabalhos de artistas mulheres que se destacam por suas atuações no universo da dança e, por isso, foram convidadas pelo projeto para realizar a abertura da mostra: Ana Brandão, Flavia Rodriguez, Sauara Costa, Inaê Moreira e Jaqueline Elesbão. 

Outros importantes nomes da dança também foram convidados para integrar a curadoria do projeto composta por Dimi Ferreira, Neemias Santana, Carlos Sampaio, Thiago Cohen e pela própria idealizadora Cristina Castro. Entre os principais critérios de avaliação estão a criatividade da proposta, execução do conteúdo, produção e qualidade de gravação.



Oficinas gratuitas

Para adubar o terreno e ampliar as oportunidades de troca e reflexão, o projeto promove ainda três oficinas com os artistas criadores Claudinei Sevegnani, Marcus Lobo e Loretta Pelosi, trazendo dicas e referências no uso de novas ferramentas da tecnologia, na construção de dramaturgias e na troca de experiências que já se tornam referências pelos processos criativos individuais. As formações acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h, pela plataforma Zoom.

Clique aqui e se inscreva nas oficinas.

Dia 21/01. Oficina Dança, Câmera e Edição

Dia 28/01. Oficina Dramaturgia e Iluminação para Vídeo

Dia 04/02. Oficina Processos e Rituais na Criação Artística).



Apoio Financeiro

O projeto Criações em Dança é uma realização da coreógrafa Cristina Castro em parceria com o Núcleo Viladança e o Teatro Vila Velha. Tem apoio financeiro do estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



Redação | Lorena Porto










Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial