Filosofia e Literatura se misturam em livro lançado por professor do IFBA

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Rodrigo Araújo, lançou, no ultimo dia 12, seu primeiro livro: “Todos os dias depois de hoje”. A obra é reflexo direto da tese de doutorado em Linguagem do também doutor em filosofia, que leciona no campus Simões Filho. 

Araújo explica que o processo de produção teve início com a notícia da gravidez da mulher, quando, sem ter nada planejado, começou a reunir notas que ia escrevendo sobre as descobertas da paternidade: “Da perplexidade de trazer uma nova vida ao mundo”. Cinco anos depois, as notas estavam compiladas e prontas para publicação.

O trabalho transita entre a Filosofia e a Literatura, em 35 notas ensaísticas inspiradas na filha, Malu, que hoje, aos sete anos, assina também as ilustrações da obra. Na publicação, o autor registra as perguntas fundamentais de Malu ao longo dos primeiros anos da infância, com a curiosidade que o olhar infantil lança sobre as coisas e os nomes em diferentes idiomas.

O livro também pode ser descrito como um diário de bordo das inúmeras mudanças que a família realizou. “Como eu me preparava para cursar o doutorado no exterior, foram muitas despedidas de amigos e familiares, entre o Brasil, Portugal e a Espanha”, conta.

"Todos os dias depois de hoje" está disponível na loja da editora Segundo Selo.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial