Funceb lança catálogo com 20 espetáculos de dança baianos de 2019



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) tem, entre suas missões, promover, fomentar e visibilizar as manifestações artísticas do estado. Uma das ferramentas estratégicas para concretização desse trabalho, são as publicações que reúnem um extrato da produção artística do estado, que se revela em beleza, qualidade e técnica. No ano passado foi lançado o Catálogo Dança Bahia – Difusão da Dança Baiana 2019,que reúne 20 espetáculos de dança baianos, que se dividem entre diversas temáticas, dentre elas, religiosidade, empoderamento e fé.

É o caso do espetáculo e performance ritual Mulheres do Asé, dirigido por Edilesa Santos, que busca expressar a luta, resistência e os sentimentos de mulheres que atuam nas matrizes das religiões africanas, assim como pretende reafirmar a relevância e o papel que essas mulheres têm na construção da cultura e da sociedade brasileira.

No palco, a performance ritual é intercalada por vídeo-depoimento de importantes Mulheres do Áse, como Mãe Stella de Oxossi, Ebomi Nice de Iansã, Makota Valdina, Mãe Beata de Iemanjá, Vanda Machado e as irmãs da Irmandade da Boa Morte. “O espetáculo foi concebido através da minha vivência no candomblé. Principalmente com a fé e a crença. Eu ficava admirada com a fé que minha mãe biológica tinha com os orixás, então comecei a construir ele”, explica.

A primeira estreia do espetáculo ocorreu em outubro de 2016, no Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA. Já no ano de 2017, o espetáculo percorreu em uma nova temporada no Teatro Martim Gonçalves, também na UFBA. A peça também integrou o Festival A Cena Tá Preta, no Teatro Vila Velha, e em 2018 realizou mais uma temporada no Teatro Martim Gonçalves. “Quando apresentei o projeto para Reitoria da UFBA, eles abraçaram para apresentar nos 60 anos da Escola de Dança da UFBA”, disse.

Assim como as proponentes de Mulheres do Asé, todos os espetáculos contemplados pelo projeto da Funceb receberam um catálogo trilíngue (português, espanhol e inglês) contendo informações, ficha técnica, fotos do espetáculo e histórico do grupo. O catálogo foi entregue num pen-drive aos selecionados e está disponível no site da Funceb. “O catálogo é excelente e essencial para todos que trabalham com espetáculos e grupos. Pois, nos ajuda a divulgar o material, e faz com que outras pessoas reconheçam nosso trabalho”, diz a professora, dançarina, coreógrafa e pesquisadora, Edileusa Santos. Acesse aqui o catálogo!

FUNCEB

Fotos: Adenor Gondim


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial