Exposição virtual traz registros da tradição junina em lares baianos

A tradição junina do louvor a São João  e São Pedro esse ano vai ser bastante diferente. No lugar das grandes festas de largo, o indicado é manter o espírito de alegria e fé dentro de casa, entre familiares e pessoas que fazem parte do convívio diário. Esse alto astral certamente não falta na casa dos baianos, e para compartilhar isso, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promove o projeto “São João passou por aí? Mantenha Viva essa Tradição!”, de 23 a 30 de junho, no Instagram @ccpicultura.

O projeto ganhará  vida através  de uma exposição  virtual de fotos enviadas pelos seguidores  e que serão postadas na página. As fotos deverão  ser feitas das residências  dos participantes, mostrando como adaptaram as tradições juninas para o ambiente doméstico, reforçando a campanha de combate ao Coronavírus #Fiqueemcasa.

Segundo o diretor do CCPI, André Reis, os registros poderão ser da decoração dos espaços das casas ou da culinária  típica junina, mostrando a beleza  e riqueza da cultura regional nordestina. "O objetivo é valorizarmos a maior festa regional do Nordeste e mostrar que ela está viva em centenas de lares, exaltando e fortalecendo os ritos, celebrações  e festividades populares e identitárias do nosso estado". A campanha pretende envolver os diversos territórios de identidade da Bahia. Todos os interessados em participar devem enviar imagens para o Instagram @ccpicultura.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Serviço

Exposição virtual “São João passou por aí? Mantenha Viva essa Tradição!”
Quando: 23 a 30 de junho de 2020
Onde: Instagram @ccpicultura

Secult-BA

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial