Memorial da Feira na internet apresenta a história de Georgina Erismann


O nome Georgina Erismann faz parte da memória coletiva de Feira de Santana. A compositora é identificada, por qualquer pessoa com o mínimo de interesse pela história da cidade, como a autora do belo hino à Feira, sempre executado pelos feirenses em solenidades cívicas e oficiais.  Mas o que muito poucos sabem é que Georgina Erismann também foi autora de outras músicas que ficaram conhecidas em todo o território nacional nas vozes de Jorge Fernandes (1907-1989), sucesso na década de 1930 cantando músicas folclóricas e regionais, e Inezita Barroso (1925-2015), a consagrada atriz, folclorista, cantora de músicas regionais e apresentadora do tradicional programa Viola Minha Viola, da TV Cultura de São Paulo.

Tida como uma mulher à frente do seu tempo, Georgina Erismann foi pianista, compositora, poetisa e declamadora, tendo sido responsável por concorridos saraus literomusicais em Feira de Santana na década de 1920, e representado a Bahia (1936) na Feira Artística, Industrial e Comercial da cidade de Campinas (SP) em homenagem ao centenário de nascimento do maestro Carlos Gomes, por indicação do então governador Juraci Magalhães.

A vida de Georgina Erismann é contada, de forma breve, em mais um vídeo exibido pelo Memorial da Feira, portal mantido na internet pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Comunicação Social. O vídeo está na seção Personalidades da Feira
Redação | ASCOM

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial