Documentário ‘Pernambués – Quilombo Urbano’ destaca aspectos culturais de Salvador


O  documentário Pernambués - Quilombo Urbano, que utiliza elementos da sétima arte para retratar aspectos sociais e culturais de Pernambués, bairro de Salvador, será lançado na próxima segunda-feira (25), às 8h no Canal do Youtube da Fundação Gregório de Matos através deste link

Com roteiro e direção de Lúcio Lima, Pernambués - Quilombo Urbano retrata em vinte e nove minutos, a construção do bairro e seu contexto histórico, desde os laranjais à sua desvinculação do Cabula, percorrendo por rostos e raças que o torna o atual bairro mais negro de Salvador, já que quase cinquenta mil moradores de aproximadamente sessenta e cinco mil habitantes se declaram negros de acordo com o IBGE.

“Oriundo do antigo Quilombo do Cabula, Pernambués, nasceu trazendo em sua raiz uma negritude que pode ser vista em sua paradoxal existência entre os casarões nobres e a resistência de um povo batalhador”, afirma Lúcio Lima.

As histórias navegam pelas personalidades nascidas em Pernambués, sendo conduzidas pelo rapper Negro Davi, músico da comunidade, que carrega consigo as marcas da luta pelo reconhecimento do seu local de origem.

“O documentário não fala só sobre um bairro, ele navega pelas ondas que carregam memórias, lutas e realizações, ingredientes que fazem de qualquer local um mar de descobertas”, acrescenta Lima.

O documentário é fruto do edital Arte Todo Dia - Ano V da Fundação Gregório de Mattos e ficará disponível no Youtube da Fundação de 8h até 21h, no dia 25 de maio, e depois será exibido publicamente em Pernambués, antes de participar de festivais de cinema.

“O propósito deste doc é fortalecer o protagonismo juvenil e mudar a visão marginalizada que as pessoas têm sobre o bairro. É muito importante lançar esse filme pois possibilita que Pernambués vire linguagem para os moradores se verem e se retratarem no cinema”, conclui o diretor.

Confira o trailer: 

 

Ficha Técnica:


Roteiro e Direção: Lúcio Lima
Assistentes de direção: Gutemberg da hora e Roberto Salles
Produção executiva: Juliana Pereira
Direção de produção: Jedjanes Mirtes
Direção de fotografia: Rubem Araujo e Denilson Mota
Captação de Áudio: Alex Barsant
Produção: Naiara Silva
Assistentes de produção: Pedro Abud e Mario Jorge (Batman) 
Designer Gráfico: Anderson Shon
Edição e Montagem: Gustavo Pereira


Por Reinaldo Oliveira

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial