Os amantes da sétima arte já podem apreciar gratuitamente pelo YouTube o filme baiano “Bié dos 8 Baixos”, premiado na categoria “Melhor Montagem” da 17ª edição do festival “Curta Santos” (Santos-SP), concorrendo com mais de 500 filmes de todo o país. A obra dirigida por Eduarda Gama e Uyatã Rayra já foi exibida na África do Sul (Pretória) e Moçambique (Mapto), além de ter sido selecionado também por outros festivais como 11º Festival Internacional do Documentário Musical (In-Edit Brasil, São Paulo-SP); 3ª edição da Mostra CinebBaru (Sagarana-MG); e o 8º Curta Brasília (Brasília-DF).
Clique AQUI para assistir.
"Alegria, muita alegria eu sentia quando estava ali naquele momento raro, no bar de dona Santinha vendo tudo acontecer, sambando, interagindo com as pessoas que passavam por ali. Bié é um mestre cheio de luz e verdade e eu sou apaixonada por essa verdade de Bié", declara a produtora cultural Maylla Pita.
O “Samba de Bié” funcionava como uma espécie de JAM, com a improvisação característica dessa modalidade musical, só que com o samba de roda regido pela sanfona de 8 baixos, zabumba e triângulo. O samba atraia artistas, clientes e trabalhadores da feira livre.
Redação | Culturasss