Uefs promove seminário virtual sobre a historiografia baiana

O Colegiado do curso de Especialização em História da Bahia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, no período de 23 de abril a 13 de maio de 2020, seminário acadêmico realizado de maneira inteiramente virtual. Com o tema "História da Bahia: avanços e desafios nos últimos vinte anos", o evento visa discutir a produção historiográfica baiana das duas últimas décadas, com especial atenção para os avanços alcançados e desafios surgidos durante esse período, marcado pelo crescimento substancial da produção historiográfica na/sobre a Bahia, bem como pela providencial e vigorosa emergência, entre a comunidade de historiadores, das reflexões sobre o Ensino de História.

As atividades propostas compreendem a realização de conferência e sessões de debate, com temáticas que incluem abordagens da produção historiografia baiana a partir de diferentes enfoques e questões relacionadas ao Ensino de História, além de ações de lançamento e divulgação de livros. As atividades ocorrerão às quintas-feiras (dias 23 e 30 de abril, 6 e 13 de maio), com sessões transmitidas ao vivo, a partir das 16h.

Inicialmente concebido para ser realizado de forma presencial, ainda no primeiro semestre deste ano, este seminário viu-se inviabilizado em virtude dos eventos recentes associados à pandemia de covid19 e às medidas de isolamento social adotadas pelas autoridades sanitárias, inclusive com suspensão das atividades letivas nas universidades e escolas do Brasil.

A realização de forma virtual visa, por sua vez, oferecer a pesquisadores, professores, estudantes, e à sociedade em geral, neste momento singular, um espaço para reflexão, debate e divulgação acerca do conhecimento historiográfico produzido nas universidades públicas brasileiras (especialmente baianas), além de contribuir para o estreitamento dos laços de cooperação entre a comunidade acadêmica da área de História e a comunidade escolar (professores, gestores, estudantes).

As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas neste link, será oferecida certificação equivalente a 20h (vinte horas) de atividades. 


UEFS

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial