Site libera 1700 modelos 3D de peças de patrimônio cultural para download



A Sketchfab, plataforma online de conteúdo 3D, fez uma parceria com diversas instituições culturais para disponibilizar modelos digitais de peças históricas ao domínio público. O acesso é simples e está disponível para qualquer pessoas que tiver interesse, basta acessar o site.

Para lançar a ação, o portal lançou uma página com 1700 digitalizações para o público baixar, imprimir ou manipular da maneira que achar melhor — e gratuitamente. Variando de artefatos históricos a fósseis e obras de arte, os itens apresentados na coleção entraram em domínio público por meio de uma colaboração entre Sketchfab, Creative Commons e 27 organizações culturais de 13 países diferentes. 

“Com a introdução da dedicação do Creative Commons ao conteúdo do patrimônio cultural, o Sketchfab continua promovendo a reutilização artística e acadêmica contínua de dados [3D] em termos claros e facilmente compreensíveis”, diz o fundador e CEO da Sketchfab, Alban Denoyel, em um comunicado citado pela revista Forbes.

Máscara do ex-presidente americano Abraham Lincoln, cedido pelo Instituto Smithsoniano dos Estados Unidos


Na coleção é possível encontrar o modelo de um avião usado na Primeira Guerra Mundial, cedido pelo Museu de Aviação e Espaço do Canadá; uma moeda de ouro datada do reinado do imperador Claude, cedida pelo museu francês Saint-Raymond (veja foto abaixo) e até o rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln, cedido pelo Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos.

Os usuários também podem procurar um crânio do Tiranossauro Rex no Atlas Digital da Vida Antiga; uma joaninha no Arquivo Digital de História Natural da Alemanha e o busto da escritora Helen Adams Keller, cedido pelo Smithsonian.

Revista Galileu


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial