Com o objetivo de
movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz em tempos de pandemia
mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança mais um edital do Arte como
Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O terceiro edital, com inscrições abertas
a partir das 9 horas do dia 20 (até as 23h59 de 22 de abril), é voltado para
profissionais das artes visuais que tiveram sua rotina modificada neste momento
de pandemia e necessidade de suspensão social.
Inscreva-se nos formulários encontrados neste link https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/arte-como-respiro-artes-visuais, a partir das 9 horas do dia
20 de abril de 2020.
Os inscritos podem se
candidatar a dois tipos de categoria:
- Categoria Produção Artes
Visuais, na qual
cada artista poderá inscrever um trabalho que reflita sobre as seguintes
questões: na limitação do confinamento, como os artistas continuam suas
produções? O que estão criando neste momento histórico? Como o isolamento
social afeta o processo e/ou o resultado da produção da obra?
É possível participar com
uma reprodução (em imagem) digital de trabalhos bidimensionais (como pintura,
gravura e desenho) e tridimensionais (como escultura e instalação) e projetos
realizados na linguagem audiovisual. O trabalho enviado deve ser acompanhado
por uma pequena biografia (de até 300 caracteres) e por um texto do próprio
autor sobre o projeto (de até 800 caracteres).
Atenção: no caso de material audiovisual,
é obrigatório o envio do link contendo a obra inscrita finalizada para
visualização em plataforma de hospedagem aberta. Leia o edital para saber os
critérios e as especificações para o envio de imagens e vídeos.
- Categoria Série Fotográfica,
na qual cada artista poderá inscrever uma série de fotos (contendo
obrigatoriamente nove imagens) com o tema “Isolamento social”. É necessário que
o trabalho seja acompanhado por uma pequena biografia (de até 300 caracteres) e
por um texto do próprio autor sobre o projeto (de até 800 caracteres).
Atenção: as fotografias devem ter sido
feitas durante e sob a perspectiva deste momento de isolamento físico e social.
Leia o edital para saber os critérios e as especificações para o envio das
imagens.
A participação no Rumos não
invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural
promova neste período.
O IC não se responsabiliza
por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 22 de abril de
2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que
impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.
Dúvidas podem ser
esclarecidas no e-mail edital.artesvisuais@apps.itaucultural.org.br.
A Seleção
Serão selecionados pelas
equipes de Artes Visuais, Acervo e Comunicação do Itaú Cultural até 120
trabalhos, sendo até 40 na categoria Série Fotográfica e até 80 na categoria
Produção Artes Visuais. Será aceita uma inscrição por Cadastro de Pessoas
Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Cada selecionado
nas duas categorias receberá 3 mil reais brutos como remuneração. Para ler
todos os detalhes sobre premiação e seleção, ACESSE O EDITAL.
Os selecionados serão
informados por e-mail até o dia 18 de maio. Ficará a exclusivo critério do Itaú
Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até seis meses
(podendo este ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da
covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em
canais e mídias dos próprios artistas.
Itaú Cultural