Bibliotecas públicas promovem atividades do Março Mulher


Os números que envolvem a violência contra a mulher cresceram nos últimos 10 anos. Em 2019, o Instituto Igarapé divulgou dados referentes a uma pesquisa que desperta a atenção: cerca de 1,20 milhão de mulheres foram atendidas no Sistema de Saúde vítimas de alguma violência causada pelo gênero.

O cenário traz à tona a importância de se debater sobre o tema, o que fez com que as Bibliotecas Públicas da Bahia elaborassem uma programação diversificada e direcionada para mulheres, como roda de conversas, oficinas, dentre outras alternativas de entretenimento e reflexão.

Um exemplo disso é a exposição bibliográfica Abaixo o Feminicídio!, que tem como objetivo retratar os casos que envolvem violência feminina e acontece na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho), de 02 a 31 de março, das 8h30 às 17h.

Outro destaque fica a cargo da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), onde acontece na sexta-feira (06) às 18h o lançamento do livro Pobre Mulher Feminina Nordestina, de Audelina Macieira, que traça com sensibilidade a história da mulher do sertão.

Enquanto isso, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/Costa Azul) convida a advogada Francine Cardoso e a estudante Ruth Ferreira, integrante do Coletivo de Advogados Negros e Negras (Canneba) para conversarem com o público sobre os casos de morte de mulheres motivadas por gênero através do tema Feminicídio em Evidência, que ocorre na quinta-feira (19), das 9h às 10h30.

Para conferir a programação Março Mulher, clique aqui.

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Serviço:

Projeto Março Mulher.
Quando: Todo o mês de março
Onde: Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial