
A capital baiana vai virar palco da moda calçadista durante três dias em
janeiro. As tendências que irão vestir os pés dos brasileiros no Outono-Inverno
2020 serão destaque na 28ª BAHIACAL, maior feira regional de calçados do país.
De 19 a 21, no estacionamento do Shopping Bela Vista, mais de 300 marcas
apresentam as novidades que vão estar em alta na próxima estação. Com foco nos
lojistas, a feira atrai comerciantes de toda Bahia e Sergipe e tem recebido
empresários de moda de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.
Durante o evento, os lojistas atualizam-se em relação às últimas tendências
da moda de calçado, viabilizam novos fornecedores e discutem estratégias de
negócios com lideranças experientes da representação e da indústria local e
nacional. “A BAHIACAL é o momento em que os lojistas conseguem se aproximar dos
fabricantes nacionais, negociar melhores preços, fazer uma comparação mais
objetiva de produtos entre as marcas e fechar negócios mais vantajosos”,
explica Rodrigo Kehl, presidente da Associação Baiana das Empresas de
Representação de Calçados e Atividades Afins (Aberc), que assina a realização
do evento.
Como ambiente propício para o fomento
da atividade comercial de lojistas do setor calçadista, a BAHIACAL também busca
a capacitação dos seus visitantes para melhoria das vendas, com ações como a
palestra de Cintia Lie, diretora de conteúdo criativo da Invarejo - Centro de
Treinamento e Consultoria Estratégica para Varejo, e professora da pós-graduação em Ciências do Consumo da
ESPM e FAAP, que acontece no dia 18 de janeiro, véspera do início da feira. A
palestrante vai falar às 19h30 sobre o tema “Visual Merchandising e Melhoria
nas Vendas” no Hotel Quality São Salvador, com entrada gratuita para os
lojistas inscritos na BAHIACAL. As vagas são limitadas.
Reconhecida por ser uma feira de fechamento de negócios e ter como ponto
alto a variedade de modelos e marcas de calçados, sejam eles femininos,
masculinos, esportivos ou infantis, a BAHIACAL vem investindo também em
tendências de bolsas, mochilas, malas, material esportivo e até roupas. “A
diversificação que propomos favorece que o lojista aumente o seu mix de
produtos e feche bons negócios, tudo em um só lugar”, pontua Roberto
Sacramento, diretor da Robsac Serviços, que assina a organização do evento desde
a sua primeira edição. Com isso, a Aberc estima um crescimento de até 15% no
valor de negócios registrados na última edição da feira (julho de 2019), que
alcançou a marca de mais de 50 milhões em movimentação financeira.
A 28º BAHIACAL conta com o patrocínio
da Patrus Transporte, empresa com mais de 46 anos de mercado e referência no
transporte de carga fracionada, que está presente no evento deste a sua
primeira edição; da Macle Sistemas, que oferece soluções de sistema para o
varejo de moda que vai desde gestão de estoque a venda à movimentação
financeira, e da Gerpack Embalagens. A feira também tem o apoio institucional
da CDL Bahia, Francal Ablac Show, Associação Brasileira dos Representantes de
Calçados, Bolsas e Acessórios (ABRECAL) e Conselho Regional de Representantes
Comerciais da Bahia (CORE-BA).
Tendências Outono-Inverno 2020
Para o Outono-Inverno, além do conforto aliado ao design, as marcas
estão apostando em cores que serão “must have” nos armários dos
brasileiros, como terracota (tons mais queimados), verde militar (folha ou
oliva) e os metálicos (dourado ouro, prateado, pink e azul), sem deixar de lado
os clássicos P&B (preto e branco), considerados coringas da moda. As marcas
Beira Rio e Vizzano, ousam ao trazer cores mais leves nas suas coleções, como o
menta e o alaranjado. Quem também dá o ar da graça são os tons em neon, que
aparecem em detalhes pontuais, misturados com tons mais neutros, porém sem
perder ousadia e personalidade.
O certo é que não dá para pensar em inverno sem bota. Como o inverno
nordestino é brando e poucas cidades registram temperaturas muito baixas, as
marcas apostam em produtos que se adequam às peculiaridades da região. “De uma
forma geral, as coleções trazem uma proposta bastante forte de botas e
coturnos, mas os abotinados de cano baixo, na altura do tornozelo ou até o meio
da canela, devem predominar entre as escolhas. Os principais modelos são no
estilo high knee, trekking, militar, com destaque para os saltos tratorados,
trazendo um ar punk e irreverente ao look”, antecipa Sônia Elbachá, consultora
de moda e representante das marcas Ramarim, Piccadilly, Kildare, Diadora e
Mormaii na Bahia.
Entre as texturas, o croco com verniz estará com tudo nas botas, scarpins,
tamancos e mules. Sim, os tamancos e mules seguem no inverno. A tendência ainda
aponta para um clima mais retrô com modelos delicados de bico fino e saltos
afilados, e sandálias com bicos quadrados, saltos blocados leves e tiras mais
finas.
A próxima estação também mantém no topo os tênis para aquelas pessoas
que amam o estilo despojado e confort. Aposta da Dakota, por exemplo, é o Mood
Street, com estilo moderno e cheio de atitude e solas cada vez mais altas e
robustas. Na coleção da marca, a aposta está nos tratorados grandes, ondulados
e nas solas bipartidas. Lembrando que, para as mais tradicionais, os modelos
com solas mais retas não ficam de fora dos lançamentos da maioria das marcas.
I SERVIÇO I
Feira de Negócios de Calçados da ABERC – 28ªBAHIACAL
Período: de 19 a 21/01 (domingo a terça-feira)
Local: Shopping Bela Vista – Estacionamento G1
Horário: Domingo e segunda, das 8h às 20h. Terça-feira, das 8h às 19h
Período: de 19 a 21/01 (domingo a terça-feira)
Local: Shopping Bela Vista – Estacionamento G1
Horário: Domingo e segunda, das 8h às 20h. Terça-feira, das 8h às 19h