Graduandos
dos cursos de Engenharias da Faculdade Nobre (FAN) e da Unidade de Ensino
Superior de Feira de Santana (UNEF) compartilharam seus conhecimentos com
estudantes do ensino médio da escola estadual Dr. Jair Santos Silva, situada no
bairro Calumbi, em Feira de Santana, Bahia. O encerramento do projeto
“Physicando” aconteceu na manhã do último sábado (23), com uma aula especial
pensada para minimizar os abismos entre o ensino teórico da física nas escolas
públicas e sua prática experimental, instrumento de fundamental importância
para o êxito no processo de ensino-aprendizagem e para a construção do
conhecimento.
De acordo
com a professora Carla Segatto, coordenadora do projeto e doutora em Física, o
“Physicando” está fundamentado em uma metodologia construtiva e participativa,
com um diálogo entre estudantes universitários e de ensino médio e com enfoque
para o ensino da Física nas escolas públicas de Feira de Santana e região. O
projeto piloto teve a orientação das professoras Giuana da Silva (mestre em
Física), Ana Paula Gonçalves (mestre em Engenharia Civil) e Carla Segatto. Foi
desenvolvido por discentes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária,
Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia
Mecânica e Engenharia Química das duas faculdades, matriculados nas disciplinas
de Física Mecânica, Física Ondas e Calor e Física Geral e Experimental III.
A
instituição de ensino público selecionada para receber a aula que encerra esse
ciclo do “Physicando”, bem como os aparatos experimentais criados ao longo das
etapas do projeto, foi o colégio estadual Dr. Jair Santos Silva. “Professores e
estudantes do colégio estavam ansiosos pela apresentação dos nossos estudantes
de engenharia, que deram aula de física demonstrando os fenômenos de forma
prática, transformando a aula especial em um marcante momento de troca de
conhecimento e aprendizagem mais amplo onde todos saíram beneficiados”, conta a
professora Carla.
Para
desenvolver o projeto, os estudantes da UNEF/FAN discutiram em seus grupos de
trabalho as estratégias a serem adotadas para garantir um produto final seguro
e, ao mesmo tempo, inteligente, capaz de reproduzir fenômenos importantes da
física. Comprometidos com a consciência ecológica, eles foram estimulados a
utilizar materiais recicláveis na construção dos equipamentos, desde que
mantidas características estéticas e de funcionamento. O resultado demonstrou a
eficácia da ação.
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