Clássicos de compositores como Alceu Valença, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, dentre outros nomes da música brasileira, especialmente do Nordeste, foram interpretados pelo Coro Formação e pela Orquestra Juvenil de Feira de Santana que contou também com a participação especial da cantora Pétala. O espetáculo foi dedicado a Feira de Santana numa atmosfera sonora de reflexão política e social, com uma singela homenagem ao mestre de capoeira assassinado Moa do Katendê.
O concerto Músicas Brasileiras é uma das atividades realizadas pelo Núcleo Antônio Gasparini que realizou diversas apresentações musicais desde 2015 e já alcançou um público de mais 1.500 pessoas. O Coro Formação e a Orquestra Juvenil de Feira de Santana fazem parte Núcleo que acolhe centenas de crianças de Feira de Santana e região circunvizinha.
De acordo com os organizadores, o concerto nasceu para facilitar o acesso da música orquestral a todos os públicos e devolver para a comunidade uma mostra do que é possível fazer pelos jovens da comunidade a partir da música. "Nossa atividade se torna fundamental quando vemos o encantamento das pessoas ao conhecerem como desenvolvemos esses jovens através do ensino da música", declara o professor Eduardo Brito, diretor do Instituto Antônio Gasparini, instituição responsável pela parceria do Núcleo com a NEOJIBA.
O espetáculo contou com o patrocínio da OL Papéis, por meio de incentivos fiscais estaduais, e também com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana e de outras instituições que abraçam o projeto, assim como voluntários de diferentes áreas que ajudam tanto o concerto quanto o Núcleo e o Instituto Antônio Gasparini.
Um pouco mais sobre o Núcleo, o Instituto e o NEOJIBA
O Núcleo Antônio Gasparini de Feira de Santana, com sede no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, foi criado em 2014 para o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino e da prática musical coletiva, a partir de uma parceria entre os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e o Instituto Antônio Gasparini (IAG). O núcleo já acolheu centenas de integrantes em toda a região de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, desenvolvendo diversas ações ligadas à formação musical, como iniciação musical, canto coral, ensino coletivo de instrumentos, prática orquestral etc. Atualmente, o Núcleo conta com o patrocínio da OL Papéis por meio de incentivos fiscais estaduais.
IAG - Instituto Antônio Gasparini
O programa NEOJIBA é um exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da cultura, da educação e do desenvolvimento social. Foi criado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro e sua gestão é realizada por uma organização social, o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia já beneficiaram cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, desde a sua criação. Hoje são 13 núcleos atuando em diferentes regiões do estado, um deles encontra-se em Feira de Santana! Saiba mais em www.neojiba.org.