Mostra MAR- Mulheres, Ativismo e Realização abre inscrições para filmes e intercâmbio


Com objetivo de projetar filmes representados por mulheres, além de difundir outras linguagens culturais e promover narrativas contemporâneas como workshops, vivências feministas, performances e intercâmbio artístico, a Mostra MAR – Mulheres, Ativismo e Realização está com inscrições abertas.

A iniciativa é uma idealização da Mulher de Bigode Filmes e é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Para participar do evento na categoria de curtas metragens, o interessado deve se inscrever até o dia 29 de fevereiro. O edital e a ficha devem ser acessados no site do evento. As inscrições são gratuitas e a divulgação dos filmes selecionados será realizada até o dia 31 de março de 2020.

A mostra MAR ocorre bienalmente em Cachoeira e na edição de 2020 terá ações de promoção e itinerância em Escolas Públicas e Comunidades Tradicionais de Cachoeira e São Félix a partir de abril se estendendo até a semana da mostra.

Intercâmbio – Já para participar do intercâmbio artístico cultural, a Mostra MAR - Mulheres, Ativismo e Realização abre chamada para propostas de atividades artísticas realizadas por artistas baianas a integrarem a programação. Serão selecionadas quatro propostas de atividades realizadas exclusivamente por artistas, grupos, coletivos e realizadoras mulheres (Cis, Trans, Travesti).

O período de inscrição é até 13 de fevereiro de 2020. A inscrição é gratuita e o edital e a ficha estão disponíveis no site.

O projeto – A MAR será realizada de 29 de abril a 2 de maio de 2020 na cidade de Cachoeira, Bahia. O projeto atua desde a sua primeira edição com ações de itinerância em comunidades tradicionais, quilombolas e marisqueiras. A iniciativa promove a itinerância, as ações intercambistas e de mobilidade, onde se efetiva a democratização do cinema e das artes realizadas por mulheres. “Mulheres Itinerantes” que leva filmes para as comunidades afastadas do centro.

A oficina Projetar é direcionada às educadoras com interesse no campo do cinema e educação; e a atividade de mobilidade, que traz educadoras com custos pagos de diversas regiões da Bahia para participar desta oficina.

A novidade desta segunda edição é o estreitamento da relação com as demais comunidades das Escolas Públicas, em especial da zona rural, trazendo-as ao centro da cidade para acompanhar a mostra no cinema.

Com esta ação tanto os alunos (mostra especial para escolas – público infanto-juvenil), como professores (através da oficina Projetar já citada, e a oficina de vídeos-crônicas) e os tutores desses alunos (quando levamos os filmes até as comunidades deles nas Mulheres Itinerantes), serão beneficiados com a MAR.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


Serviço

Mostra MAR - Mulheres, Ativismo e Realização está com inscrições abertas para intercâmbio artístico cultural
Quando: até 13 de fevereiro de 2020

Mostra MAR - Mulheres, Ativismo e Realização está com inscrições abertas para seleção de curtas até o dia 29 de fevereiro
Quando: até 29 de fevereiro

Realização da Mostra MAR
Quando: 29 de abril a 2 de maio de 2020, em Cachoeira/BA
Inscrições: pelo site https://www.marderealizadoras.com.br/
Mais informações: Entrar em contato pelo Instagram e Fanpage @marderealizadoras

Foto: Gabriela Palha

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial