Estudantes de Cachoeira concorrem a prêmio nacional com ação Minha Cidade Limpa


A motivação de estudantes de Cachoeira, pela conscientização sobre o descarte correto dos resíduos e a preservação do Rio Paraguaçu, pode resultar em um prêmio nacional. A iniciativa é uma dentre as 20 melhores ações que estão disponíveis para votação no site https://premiopve.hardfunstudios.com/votes#video-link. Para votar, basta entrar na página, procurar por Cachoeira e clicar em “assistir”. Ao abrir o vídeo, aparecerá a opção “votar”.

Os estudantes concorrem com a ação “Minha Cidade Limpa”, iniciativa realizada por meio do projeto Jovens Mobilizadores, que integra o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Em 2019, além de Cachoeira, o programa também foi realizado nas cidades de Maragojipe, São Félix e Governador Mangabeira pela Votorantim Energia por meio da UHE Pedra do Cavalo. No total, 104 cidades de 17 estados brasileiros, receberam as ações do PVE que impactaram 360 mil alunos de 1.130 escolas e mobilizaram 162 mil pessoas em todo o Brasil.

De acordo com a mobilizadora social Edcarla Conceição Passos, após estruturar o projeto “Minha Cidade Limpa”, os jovens, que integram diferentes escolas da rede pública, sensibilizaram os moradores sobre a importância do descarte correto dos resíduos ao evidenciarem os males que isto pode causar. “Eles organizaram palestras para as escolas e realizaram ações de porta a porta para mostrar para a comunidade que o descarte incorreto dos resíduos, além de sujar a cidade, também pode trazer sérias doenças, como a dengue e a zika”, disse Edcarla.

O movimento empoderado pelos jovens ganhou o apoio de toda a comunidade e da prefeitura, que juntos, organizaram mutirões de limpeza e ações de conscientização. Para celebrar o compromisso em favor da preservação ambiental, o grupo organizou uma passeata pela cidade com maquetes criadas à partir de produtos recicláveis, cartazes e a composição exclusiva de uma música sobre o projeto. “Queremos que a comunidade continue comprometida em manter a cidade limpa. Assim, iremos preservar o meio ambiente e evitar a proliferação de doenças causadas pelo descarte incorreto do lixo”, diz a estudante Vitória Guimarães Lima Moreira, uma das idealizadoras do projeto Minha Cidade Limpa.

Além dos beneficiados pelos PVE, em 2019 mais de 780 pessoas no Recôncavo Baiano participaram diretamente de outras iniciativas voltadas para a valorização da cultura, esporte e direitos da infância e adolescência, realizadas com o apoio da Votorantim Energia, por meio da UHE Pedra do Cavalo. “É muito gratificante ver o potencial que os jovens têm na transformação social e, mais gratificante ainda, é saber que uma das ações apoiadas pela Votorantim Energia deu voz aos jovens de Cachoeira e hoje a iniciativa deles é destaque em todo o Brasil. Agora, contamos com o apoio de toda a comunidade para acessar o site e votar no projeto ‘Minha Cidade mais Limpa’. É importante ressaltar, que para a nossa cidade, esses jovens já são ganhadores e temos muito orgulho em tê-los conosco”, disse Dejair Silva de Lima, Gerente da UHE Pedra do Cavalo.

As votações são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (7).


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial