Vernissage a Iemanjá apresenta obras de 13 artistas


O lançamento da exposição artística “Tributo Iemanjá”, acontece nesta quinta (30), a partir das 19h30, no ME Ateliê de Fotografia — Ladeira do Boqueirão, 6, Santo Antônio Além do Carmo. Homenageando a Rainha do Mar, sob as técnicas de Mário Edson e mais 12 artistas selecionados, as visitações seguem até o dia 2 de março, sempre de sexta à domingo, das 15h às 20h.

Homenageada pelo vernissage, Iemanjá é divindade africana e padroeira dos pescadores, com forte crença entre adeptos de toda Bahia. A exposição de fotografias, artes plásticas e esculturas remete não apenas a orixá, mas as belezas e encantos do tradicional 2 de fevereiro, que atrai baianos e turistas em solo soteropolitano. 

Idealizada pelo fotógrafo e artista plástico Mário Edson, a exposição “Tributo Iemanjá” conta com a ousadia e olhares únicos de artistas baianos sob pincéis, esculturas e flashes. Mário, juntamente a Will Recarey, Sonia Nepo, Leila Chandani, Magali Abreu e Cristian Dessa compõe os fotógrafos; Ana Góes, Tereza Mazzoli, Fátima Rubin e Isa Vitória integram os artistas plásticos; e Taty Carvalho, Marlice Almeida e João Netto abarcam os escultores.

Retratadas de diversas angulações, as fotografias carregam o sentimentalismo e crença dos fiéis, através do foco nas expressões dos adoradores, como apresentada nas obras de Magali Abreu. Enquanto as obras de Leila ChandaniSonia Nepo e Cristian Dessa são marcadas de subjetividade nos festejos a Iemanjá, Will Recarey e Mário Edson deleitam os visitantes com a simplicidade e ousadia dos retratos. 

Artista plástica de raízes baianas, Ana Góes conta com obras de arte abstratas, tendo quadros já conhecidos como “Nordestão” e “Olho na Amazônia”. Tereza Mazzoli, no entanto, retrata com objetividade e simpleza seus traços artísticos, evidenciados em obras como “Todo Mundo no Samba” e “Baianas em Copacabana”. 

Ficando a cargo de Taty Carvalho, a rainha dos mares exala delicadeza em moldes e traços, representando toda sua exuberância perante as águas. Já Marlice Almeida, juntamente ao escultor João Netto, moldam os traços fortes e icônicos da orixá. 

As obras de todas as categorias serão expostas ao longo das duas galerias do ME Ateliê de Fotografia, “Ariano Suassuna” e “Tatti Moreno”, prometendo uma imersão cultural no universo da divindade africana. 
Para novidades sobre o vernissage, acesse instagram.com/meateliedafotografia.    

SERVIÇO
Vernissage em tributo a Iemanjá.
ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo — Ladeira do Boqueirão, nº 6.
Dia 30 de janeiro, quinta-feira.
A partir das 19h30.
Gratuito.

Foto_WillRecarey

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial