Ciclos de Encontros do Audiovisual homenageia cineasta Cecília Amado



O longa "Onde dormem os sonhos"?, da cineasta Cecília Amado, é a atração do quarto encontro da primeira edição  do Ciclo de Encontros do Audiovisual, que acontece nesta terça-feira (26), a partir das 10h, no  Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, em Salvador.

Realizado desde setembro, o Ciclo comemora aos 20 anos do Grupo Têm Dendê e os 40 anos da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA). “Onde dormem os Sonhos?”, lançado em 2018, é dirigido por Cecília Amado e narra, de forma documental, o cotidiano de quatro crianças de classes sociais e vivências de mundo diferentes, mas que em função de alguns aspectos parecidos, conseguem relacionar-se.

Carioca de nascimento e atuando no mercado audiovisual desde 1995, Cecília tem a Bahia no Sangue. Neta dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, ingressou no cinema como assistente de continuidade no longa-metragem Tieta do Agreste (1996), de Carlos Diegues. Três anos depois ocupou a função de 2° assistente em Mauá – O Imperador e o Rei (1999), de Sérgio Rezende, com quem também estreou como 1° assistente em Onde anda você (2004).

Sua estreia como diretora titular aconteceria cinco anos depois, em  2009, quando roteirizou, produziu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, Capitães da areia, baseado no romance homônimo de seu avô Jorge Amado, e selecionado para a Première Brasil do Festival do Rio 2011. "Por todo esse currículo, pela trajetória e pela importância e relevância do trabalho que a Cecília tem realizado no cinema e pela importância relevância que Zélia e Jorge têm para a literatura e cultura baiana e brasileira, decidimos homenageá-la nesse encontro, que é uma celebração á arte e a cultura", explica Vânia Lima, diretora de conteúdo do Grupo Têm Dendê.

O I Ciclo de Encontros do Audiovisual tem apostado na formação de novas plateias, exibindo, em sessões gratuitas, filmes de relevância social, sempre seguida de um debate entre a plateia e o diretor homenageado.

O Ciclo já homenageou os diretores Pola Ribeiro, Adriano Big e Fabíola Aquino, que vai mediar a mesa de debate da sessão do dia 26 em companhia de Emily Ribeiro - Cine Clube Mário Gusmão (Cachoeira/BA).


SERVIÇO

Ciclo de Encontros do Audiovisual - Sessão-debate: Onde dormem os sonhos?
Quando: 26 de novembro de 2019, às 10h

Onde: Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Praça Castro Alves, s/n - Centro, Salvador 


Secult-BA

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial