Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima sedia VI Encontro Nacional de Capoeira em Vitória da Conquista


Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Mestre Dendê e o CETA - Centro Educacional de Treinamento Arte e Movimento realizam, em Vitória da Conquista, o VI Encontro Nacional de Capoeira e VIII 20Bimba com o tema “O enriquecimento da Cena Regional para Preservação do Patrimônio Imaterial”. A programação inclui lançamento de livro, espetáculo, workshops e exibição de filmes, e acontece no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, nos dias 15 a 16 de novembro (sexta e sábado), com entrada gratuita.

No dia 15 (sexta-feira), a programação começa às 18h30 com o lançamento do livro "Retalhos da Roda", de Cesar Itapoan, que traz uma coleção de textos sobre a Capoeira, sendo alguns inéditos e outros já publicados em jornais e revistas. Em seguida, às 19h, acontece o espetáculo “Duelo de Santa Maria e o Conto do Boi”.

Já no dia 16 (sábado) serão realizados workshops para profissionais e praticantes de capoeira. Entre os cursos práticos estão 20Bimba, com Mestre Xalatão, às 8h; Vivência de Capoeira Contemporânea pelo Mundo com a Mestra Jô, às 10h; e Laboratório de Benguela e São Bento Grande com o Mestre Tucano Preto, às 14h. No mesmo dia acontecerá a Mostra de Cinema “Itapoan Mandou Chamar”, a partir das 19h, com exibição de dois curtas e um longa-metragem e, às 21h, haverá uma roda de conversa sobre os filmes.

O evento é voltado para capoeiristas, mestres de capoeira, apreciadores, comunidade acadêmica e estudantes de escolas públicas e tem o intuito de fortalecer a cena da capoeira na região do sudoeste da Bahia.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.


SERVIÇO:

Lançamento do Livro "retalhos da roda" Responsável

Dia e Horário: 15 de novembro - 18h30

Espetáculo "A lenda do Boi & O duelo de Santa Maria"
Dia e Horário: 15 de novembro - 19h

Workshop 20Bimba
Dia e Horário: 16 de novembro - 8h

Vivência de Capoeira Contemporânea pelo mundo
Dia e Horário: 16 de novembro - 10h

Laboratório de Benguela e São Bento Grande
Dia e Horário: 16 de novembro - 14h

Mostra de Cinema Itapoan Mandou Chamar
Dia e Horário: 16 de novembro - 19h (exibições) e 21h (roda de conversa)

Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Vitória da Conquista
Entrada: Gratuita



Foto: Matheus Amorim
Secult Ba


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial