Programação do Governo na Flica promove lançamento do 2º Grafias Eletrônicas


A segunda edição do projeto Grafias Eletrônicas, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA, em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, teve o seu lançamento promovido nesta sexta-feira (25), segundo dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), evento patrocinado pelo Governo do Estado via Fazcultura.

O lançamento ocorreu no Espaço Educar Para Transformar. O local, na Fundação Hansen Bahia, concentra ações e serviços das secretarias estaduais durante os dias da festa no recôncavo baiano.

Para o projeto, foram selecionados 20 artistas da palavra para gravar uma série de vídeos que serão exibidos nos intervalos da programação da TVE Bahia e estarão disponíveis no canal de YouTube da emissora. A exibição também será realizada na sala Walter da Silveira, espaço administrado pela Funceb, antecedendo os filmes da programação, e na página virtual da Funceb.

Presente no lançamento, a diretora da Funceb, Renata Dias, destacou a relevância do projeto para difundir a arte literária e criar elos entre as linguagens artísticas. “A principal proposta é explorar outros territórios para pensar a difusão da literatura na Bahia. A parceria com IRDEB é muito importante para promover o grande alcance. A idéia é fazer o baiano se reconhecer através da literatura”, declara a diretora da unidade voltada às políticas para as artes. 

O diretor do IRDEB, Flávio Gonçalves, comemora a continuidade do projeto, que chega à sua segunda edição. “O interessante é que o projeto proporciona a participação de muitos artistas do interior, este alcance é um compromisso do IRDEB. Nosso objetivo é que o cidadão baiano tenha acesso e se surpreenda com o conteúdo que vai ser veiculado nos intervalos”, explicou Gonçalves. Esta edição do projeto traz 8 textos de autores do interior da Bahia, nos municípios de Itará, Itaberaba, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santa Cruz de Cabrália e Teixeira de Freitas.

Os artistas que participam da segunda edição do projeto são Álamo Pimentel (A Moqueca de Carminha), Breno Fernandes (Sobre Chorar em via pública), Cléber Eduão (Poetas-Sementes), Danilo Lumiano (Por Favor), Denisson Palumbo (Metades), Donminique Azevedo (Por um fio encrespei), Elton Magalhães (Galope da Saudade Martelada), Erika Ribeiro (Inadequo-me), Fabi Carneiro da Silva (Terra Vermelha), Fabíola Cunha (Terra e Água Salgada), Nanda Leturiondo (Banho de Chuva), Jairo Pinto (Minha Canção do Exílio), Lorena Grisi (Cartografia), Márcia Soares (Saudade Envelhecida), Marcus Vinícius Rodrigues (A Primeira Noite), Nívia Maria Vasconcellos (Escarificação), Rilton Junior – “Poeta Com P de Preto” (Te Incomoda ver), Taise Dourado (Outra Volta-Gem), Tiago Chaves (Aposta), Valdeck Almeida de Jesus (Vendo).. Além de terem seus vídeos exibidos para a platéia, ao final, cada artista teve a oportunidade de recitar ao vivo o seu texto selecionado, durante o Sarau, que os aproximou ainda mais do público.

Flica – A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) movimenta o recôncavo baiano de 24 a 27 de outubro. Maior evento literário da Bahia, tem o patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, com realização da Cali e iContent. Além de patrocinar o evento, que tem mesas literárias com grandes autores e espaços como Fliquinha e Geração Flica, o Governo do Estado mantém o espaço Educar para Transformar, na casa da Fundação Hansen. A programação de diversas secretarias estaduais conta com sarau literomusical e apresentações dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pelos estudantes nas áreas da poesia, literatura, música e dança.

ASCOM SecultBA

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial