Festival Xistinho promove dia lúdico para estudantes de escolas públicas dos Barris


A oitava edição do Festival Xistinho comemora o mês dedicado às crianças com um dia de programação voltada para a cultura da Infância e Juventude. Com o tema Artes, Brincadeiras e Diversidade, o festival promove ações lúdico-recreativas, além de oficinas de sensibilização para dinamização do espaço, na próxima quinta-feira, dia 24 de outubro, das 9h às 15h, no Foyer do Espaço Xisto Bahia com acesso gratuito.

Estudantes de escolas públicas localizadas nos arredores do Xisto Bahia, nos Barris, vão conferir espetáculos infantis, brincadeiras e contação de histórias. A programação começa às 9h, quando as crianças serão recepcionadas com brincadeiras pela Koru Cia de Dança e, em seguida, às 10h, terão a primeira sessão de O Circo de Um Homem Só, espetáculo que conta a história de Tiziu, um palhaço que resolve montar sozinho um espetáculo circense com todas as atrações.

A programação recomeça às 14h, com contação de histórias de narrativas da tradição oral brasileira, com a contadora de histórias Lisa Vietra. Estabelecendo um diálogo permanente com a plateia, ela transforma as narrativas do monstro contra a formiga, do pintinho que se perdeu da mãe, e do jabuti desvendando o mistério de uma fruta, num jogo cênico onde crianças e adultos são convidados a falar, cantar e narrar junto.

Outro espetáculo entra em cena às 14h30, é a montagem Triscou – pegou em fragmentos que fala da vontade de reviver as emoções adormecidas no coração do ser adulto que um dia foi criança. O espetáculo dá vida aos personagens imaginários que permeiam a fantasia infantil através de movimentos coreográficos, com cores e ritmos dos cancioneiros da tradição popular, possibilitando ao público um mergulho na riqueza da cultura nordestina. Finalmente, às 15h, haverá uma segunda sessão do espetáculo O Circo de Um Homem Só.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
  
Serviço

FESTIVAL XISTINHO
Dia e Horário: 24 de outubro (quinta-feira), 9h às 15h
Local: Foyer do Espaço Xisto Bahia
Quanto: Gratuito


Programação:
9h – Brincadeiras com a Koru Cia de Dança
10h – O circo de um homem só (1ª Sessão)
14h – Contação de histórias de narrativas da tradição oral brasileira
14h30 – Triscou – Pegou em fragmentos
15h – O circo de um homem só (2ª Sessão)

Secult/BA



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial