Grupo Mousikê expõe obras de Simone Rasslan em show literomusical


“A Vênus de Willendorf” é o novo álbum do grupo formado pela poeta Nívia Maria Vasconcellos, pela cantora Dayane Sampaio e pelo guitarrista Cid Fiuza.

Música, poesia e artes plásticas marcam o lançamento do álbum "A Vênus de Willendorf", do grupo Mousikê, que ocorreu na última sexta-feira (27), na Feira do Livro de Feira de Santana - FLIFS. O show fez parte da programação do evento literário que teve início terça-feira (24) e segue até domingo (29). Além de conhecer o novo disco, o público pode contemplar de pertinho um pouco do trabalho da artista plástica Simone Rasslan.

O novo álbum traz poemas da poeta Nívia Maria Vasconcellos com arranjos sonoros de Dayane Sampaio e Cid Fiuza. “Fizemos uma seleção de poesias minhas presentes em diversos livros lançados desde 2005. Agora, o nosso público pode ter acesso a esses textos poéticos em uma nova forma que entrelaça música instrumental, canção e declamação”, declara Nívia Maria Vasconcellos – autora dos livros “A Morte da Amada”, “Invisibilidade”, “Para não Suicidar”, “Escondedouro do Amor” e o ainda inédito “Cãibra de Nó”.

O novo trabalho do grupo já pode ser acessado no Youtube, no IGTV, no Soundcloud e em breve em outras plataformas streaming. Entre as canções de destaque, estão “Sua Música” e “A Vênus de Willendorf”, esta que dá título ao disco. “Sua Música” foi lançada no último sábado (21) e as demais canções também já podem ser acessadas em diferentes plataformas. O novo disco tem a assinatura do Coletivo Culturasss e do estúdio Via Sonora, com o incentivo do Pró-cultura de Feira de Santana.

Com base nas novas canções, o Mousikê, que é formado pela poeta Nívia Maria Vasconcellos, pela cantora Dayane Sampaio e pelo guitarrista Cid Fiuza, construiu também um novo show que tem a proposta de trazer sempre uma artista plástica da cidade onde ocorrer o show para expor suas obras durante as apresentações. O primeiro show, de uma série que ocorrerá ainda este ano, teve a exposição da pintora Simone Rasslan, artista feirense que trabalha principalmente com pintura em aquarela, desenhos a nanquim e acrílico sobre tela. O show de lançamento contou também com a participação especial dos músicos Anselmo Roberto, no contrabaixo, e Kelinho Nunes, na bateria.


Simone Rasslan atua nas áreas de artes plásticas, ilustração e educação.  Formada no Curso de licenciatura em Letras com espanhol, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e técnica em moda e produção de moda pelo Senac de Salvador. Atualmente, cursa dança/teatro e pesquisa Arte-educação. A maior parte de sua produção se concentra em pinturas que retratam a ancestralidade, a natureza e suas magias, o sagrado feminino e os povos das florestas. “Decidimos convidar Rasslan para expor suas obras em nosso primeiro show desse álbum pelo expressivo diálogo de seu trabalho com nossas texturas sonoras e com nossa temática principal”, declara Cid Fiuza, que assina a direção musical do disco e do show.

“Em breve iremos convidar outras mulheres artistas para mostrarem suas obras em nossas apresentações. Vamos priorizar mulheres que morem na cidade onde vamos tocar, como uma forma também de dar visibilidade tanto à produção artística local como às próprias mulheres”, explicitou Dayane Sampaio. As datas dos próximos shows serão disponibilizadas nas redes sociais do grupo (@mousikeoficial) e em grande parte da imprensa local.






Redação Culturasss
Fotos Arivaldo Públio


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial