Grupo Cordel apresenta pré-estreia da peça Quitéria


Maria Quitéria de Jesus foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Por este feito é considerada a heroína da Independência da Bahia. A vida da guerreira foi retratada na pré-estréia nacional do espetáculo “Quitéria”, na noite da última quarta-feira,18, no distrito de Feira de Santana que leva o seu nome.

A peça pertence a companhia teatral Cordel e aborda a trajetória da heroína feirense. De maneira prazenteira, o elenco formado pelos atores: Julia Lorrana, Léo Sátiro, Cleyton Vidal, Lion Guimarães, Aída Vitória, Carol Acos e Denner Lobo transporta o público para o universo da protagonista.

Na praça principal do distrito, que um dia foi a casa de Maria Quitéria, uma multidão se formou rapidamente para assistir ao espetáculo. Para a jovem Ingrid Cruz, 18, a expectativa para a apresentação foi evidenciada pelo orgulho de viver diariamente no mesmo local onde nasceu Maria Quitéria.

“É motivo de grande alegria para nosso povo assistir uma peça que conta a história de Maria Quitéria, sobretudo porque ela nasceu, cresceu e andou por essas ruas. Temos orgulho da mulher que ela foi e que consequentemente abriu portas para outras mulheres realizarem seus sonhos. Realmente, me sinto homenageada também”, comentou emocionada.

O texto e a direção são de Geovane Mascarenhas, que destacou que para escrever o espetáculo teve que pesquisar sobre a vida da heroína durante dois anos. “Temos um grupo que já pesquisa a história de Feira. Decidimos ir mais a fundo na história dessa mulher conhecida nacionalmente. A intenção é retratar suas perdas e conquistas pessoais, suas angústias, seus amores”, explicou.

Jucélia da Anunciação que veio com toda a família prestigiar a peça contou que o que mais chamou sua atenção foi o palco giratório. “Fiquei impressionada com a agilidade dos atores. As crianças ficaram encantadas o tempo todo”, disse.

A iniciativa faz parte do Projeto Feira Tem Teatro, que foi apresentado ao público pela Prefeitura de Feira de Santana, através da pe Fundação de Tecnologia  da Informação e Telecomunicações e Cultura (Funtitec).





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial