Começou a Feira do Livro de Feira de Santana


A Feira do Livro de Feira de Santana começou na última terça-feira (24) e segue até domingo (29) com intensa programação artístico-cultural das 08h às 21h. O evento é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana e está em sua 12ª edição. A solenidade de abertura aconteceu no auditório Julieta Carteado e contou com a presença do reitor da UEFS, Evandro do Nascimento, da comunidade, de autoridades e de profissionais da imprensa, demarcando o valor histórico do evento, as novidades para 2019 e o objetivo de incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos.

Clique aqui e confira a programação completa.

"A secretaria de educação do estado está trabalhando para fortalecer estratégias para que a presença de estudantes da rede estadual de ensino na FLIFS seja um compromisso firmado e calendarizado", afirma o professor Jerônimo Rodrigues, secretário de educação do estado presente no evento. “A UEFS organiza, há doze edições, uma Feira que consegue extrapolar seus muros institucionais e articular com o comércio local, com a Arquidiocese, para além dos artistas, editoras, Governos Municipais e Governo do Estado. A FLIFS repercute para comunidade feirense e do Portal do Sertão, repercute também dentro das escolas estaduais e municipais e para nós esse é o grande salto”, completa o secretário.

Os momentos culturais da cerimônia de abertura do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana foram a interpretação do Hino Nacional e do Hino à Feira pelos artistas Cristiane Souza e Alisson de Sousa; e a exibição da Campanha Memórias de Leitura, da Fundação Pedro Calmon.



“Formar leitores significa construir sujeitos que vão melhorar o mundo. É uma oportunidade para a população feirense ter acesso a bens culturais como teatro, cordel, música e a própria literatura”, declarou o reitor Evandro do Nascimento.

O encerramento do primeiro dia de atividades da FLIFS recebeu o Sarau do Poeta no teatro do SESC Centro. Um espetáculo rico em música e poesia, retomando obras de consagrados artistas da Bahia como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Gregório de Mattos e Castro Alves. As canções e os versos que carregam a beleza nordestina e brasileira pousaram na Feira do Livro através da participação dos músicos Joaquim Carvalho (voz e violão), de Eddie Santana (violão e violino), Sidney Argolo (percussão) e Jackson Costa (pandeiro, voz e poemas).




Redação | Lorena Porto
Fotos | Edvan Barbosa


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial