As Poéticas Orais protagonizam Seminários na UEFS


O I Seminário de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e o IV Seminário Paulus de Educação acontecem nos próximos dias 17 e 18 de julho (quarta e quinta), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para o primeiro dia, as pessoas interessadas podem se inscrever gratuita e presencialmente no Auditório III do Módulo 4, onde acontece o evento, a partir das 8h; e, para o segundo dia, é necessária inscrição prévia aqui, a fim de participar da programação (também gratuita) que acontece das 8:30 às 18:00, no Anfiteatro do Módulo 2. 

Os pesquisadores envolvidos estão distribuídos em Instituições de Ensino Superior (IES) da rede pública da Bahia e de outros estados brasileiros, e aliam as suas ações ao tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Atuam nas áreas de Educação e Psicologia, e estabelecem interlocução com a área de Artes. Os Seminários recebem estudantes da UEFS e de outras instituições de ensino interessadas no tema, além de professores que atuam especialmente na educação básica. 

No intuito de socializar as suas produções, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais realiza esse evento em dois dias: o primeiro dedicado à socialização das pesquisas produzidas por ele e o segundo, em parceria com a Editora Paulus, para contribuir com reflexões pedagógicas que mobilizem conhecimentos que possam alcançar a escola e demais espaços etnoformativos.

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POÉTICAS ORAIS


O Grupo centra seus trabalhos em torno da oralidade, seja na voz falada ou cantada; e na poética vocal oriunda do teatro e de outros modos performáticos a exemplo da Contação de Histórias. Seus estudos multidisciplinares envolvem estudantes de cursos de licenciatura e bacharelado, assim como os de pós-graduação. 

O interesse pela pesquisa com as poéticas orais foi responsável pela mobilização desse grupo que empreende estudos sobre tal objeto na cena contemporânea onde professores, técnicos e estudantes de IES parceiras atrelam o seu fazer educacional ao mundo, articulando dança, música, teatro, literatura oral entre outras formas de arte; desafiando o fazer acadêmico tão distante das práticas corporais, e colocando em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de oralidade em áreas diversas do conhecimento.

Para a professora doutora Luciene Souza, o encontro aqui proposto fomenta processos de formação decorrentes da prática de Contação de Histórias em Espaços Etnoformativos, compreendendo o significado das narrativas orais como fonte de afetividade, de constituição de subjetividades, de formação do Ser e de descoberta de estilo pessoal na arte de narrar, valorizando a história oral como ferramenta de aproximação e diálogo entre tempos e pessoas; mobiliza a produção de saberes brincantes de professores, estudantes e artistas envolvidos com o universo da Cultura Popular, especificamente as relacionadas a jogos, brinquedos, brincadeiras e contadores de histórias. 

O Seminário propõe, ainda, o desenvolvimento de ações integradas de pesquisa nos campos de estudos relacionados à temática do corpo, a partir de diferentes manifestações artísticas e culturais, cujas abordagens teórico-metodológicas encontram-se no campo da memória, da imagem, da pesquisa etnográfica e da história oral. E promove estudos e pesquisas que aproximam música popular e erudita, além da promoção de experiência musical inspirada no universo do cancioneiro popular efetivada pela voz cantada e pela prática de instrumentos. 



PROGRAMAÇÃO 1º DIA

8:00 | Credenciamento e abertura oficial

09:00 | Mesa 01: Contação de Histórias em Espaços Etnoformativos

Ateliê de Narração Oral: Dois Passarinhos com Luísa Gomes (CEB); Grupos Residente de Contadores de Histórias em Espaços Etnoformativos com Maria Cláudia Silva do Carmo (DEDU); Contos de Fadas Proscritos: dialogando com o silêncio, com Michele Garrido (UNEB).

10:30 | Mesa 02: Poéticas do Corpo e Narrativas de Memória

Corpo-território e narrativas afro-brasileiras com Eduardo Miranda (UEFS); Poética de um corpo sem órgãos com Ana Rita Ferraz (UEFS); Microcanções CDG: encontro entre a fala e a música com Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos (UEFS)

12:00 | Intervalo para almoço

14:00 | Mesa 03: Cultura popular - jogos, brinquedos, brincadeiras e contadores de histórias

Mulheres que educam: experiências de Contadoras de Histórias com Luciente Mota (GELING/UFBA); Da residência artística em Burkina Faso ao Projeto Cheganças - uma experiência de pesquisa, com Keu Apoema (UFSB); De conto em conto: uma proposta de competência oral através das narrativas de tradição afro-brasileiras com Luana Oliveira (PROFLETRAS/UEFS).

15:30 | Mesa 04: Práticas de Instrumentos e Cancioneiro Popular

Xisto e a disseminação de música pela oralidade: conexões com o contexto do teatro de costumes com Luciano Caroso (COLMUS); Grupo Estudos Contemporâneos em Música: pesquisas em diálogo com a formação e a atuação de professores de música com Simone Braga (COLMUS); Os Festivais de violeiros e as movências da cantoria de improviso com Andréa Betania da Silva (Pós-Crítica/UNEB).

17:00 | Lançamento do Livro de Núbia Paiva

18:00 | Atividade interna: encontro entre o Coletivo Rouxinol (UFSB) e o Observatório de Contação de Histórias (UEFS)



O UNIVERSO DOS CONTOS POPULARES

Ainda sob a atmosfera das poéticas orais, o segundo dia de formação trata do VI Seminário de Educação, em parceria com a Editora Paullus, e reúne professores, coordenadores, diretores e pesquisadores da educação, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento teórico-metodológico da educação, por meio de debates sobre questões que possam identificar, analisar e transpor os limites das perspectivas do educador e da sala de aula.

Na programação deste dia, tem-se como ponto alto a palestra do escritor Marco Haurélio que abordará O Universo dos Contos Populares sob a mediação da professora Keu Apoema no debate que se segue. O escritor que também é professor e divulgador da literatura de cordel possui mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha e outros tantos, selecionados em diversos programas de governo. Em sua bibliografia, destacam-se as obras Contos folclóricos brasileiros, Meus romances de cordel, Lá detrás daquela serra e Contos e fábulas do Brasil. Como produtor cultural, é curador do projeto “Encontro com o cordel”. Em 2018, a convite do Institute for Heritage de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, participou do International Forum Narrator, representando o Brasil. Recebeu, desta mesma instituição, uma medalha de honra, por sua atuação como autor e divulgador das tradições populares.

Programação 2º Dia

8:30 | Credenciamento 


09:00 | Atividade Cultural: Histórias da Terra do Sol com o Observatório de Contação de Histórias e o Grupo Chuá de Cabaça

09:20 | Abertura com a comissão organizadora e representantes da Editora Paullus. Apresentação poética.

9:40 | Mesa Temática: O Universo dos Contos Populares com Marco Aurélio. Mediação de Keu Apoema.

11:40 | Debate

12:00 | Intervalo para almoço

13:30 às 16:00 | Oficinas Poéticas

Oficina Temática 01: voz do Contador de Histórias com Keu Apoema (UFSB)
Oficina Temática 02: A arte de contar histórias na sala de aula com
Rosemary Lapa (PPGEduc/UNEB)
Oficina Temática 03: A voz falada e a voz cantada com Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de Santana (COLMUS/UEFS)
Oficina Temática 04: A literatura de cordel em sala de aula Marco Haurélio (Editora Paulus)
Oficina Temática 05: Sussurradores de Poesia Jamilly Starling (UFBA)

16:00 | Espetáculo "O Cancioneiro do Sertão e As Princesas Cascudas" com Danielle Andrade e a JAM da UEFS

17:00 | Plenária de encerramento e Lançamento do livro de Marco Aurélio com sessão de autógrafos.

SERVIÇO

O QUÊ? I Seminário de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais
QUANDO? Nesta quarta-feira, 17 de julho de 2019, das 8h às 18h.
ONDE? Auditório III do Módulo 4. UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. Avenida Transnordestina, s/n - bairro Novo Horizonte.
✔ Inscrições gratuitas no local a partir das 8h.

O QUÊ? IV Seminário Paulus de Educação
QUANDO? Nesta quinta-feira, 18 de julho de 2019, das 8:30 às 18h.
ONDE? Anfiteatro do Módulo 2. UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. Avenida Transnordestina, s/n - bairro Novo Horizonte.
✔ Inscrições gratuitas aqui. 


Redação | Lorena Porto



assessoria de imprensa. assessoria de imprensa em Feira de Santana. assessoria de imprensa em Salvador. assessoria de imprensa no interior da Bahia. produção cultural. produção cultural em Feira de Santana. produção cultural em Salvador. produção cultural no interior da Bahia. produção de eventos em Feira de Santana. produção de eventos em Salvador. produção de eventos no interior da Bahia. jornalismo cultural. cultura baiana. cultura da Bahia. cultura feirense. cultura de Feira de Santana. cultura do sertão. site de notícias na Bahia. agenda cultural baiana. agenda cultural da Bahia. Teatro. Dança. Música. Artes Visuais. Artes Plásticas. Fotografia. Exposição. Gastronomia. Moda. Utilidade Pública. Cidadania. Solidariedade. Políticas Culturais. Theater. Dance. Music. Visual arts. Visual arts. Photography. Exhibition. Gastronomy. Fashion. Public utility. Citizenship. Solidarity. Cultural Policies. Brasil. Brazil. jornalismo. jornalismo cultural. journalism. cultural journalism. sebrae

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial