Cachoeira recebe congresso sobre Comunicação e Música



A cidade de Cachoeira, Bahia, recebe entre os dias 03 e 05 de julho o VI COMUSICA – Congresso de Comunicação e Música. O evento reúne, no recôncavo baiano, os principais pesquisadores do Brasil na área para apresentação de trabalhos e debates. Temas como sensibilidades, formações identitárias, materialidades da comunicação, territorialidades e memória serão discutidos durante o congresso. O evento acontece no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal da Bahia (UFRB) e a participação de ouvintes com direito a certificado é gratuita.

O evento é uma realização do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA), coordenado pelos professores Jorge Cardoso Filho e Angelita Bogado, do Grupo Muspop, coordenado pela professora Nadja Vladi, e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do CAHL. O COMUSICA ainda conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), ambas da UFRB.

Sobre programação

A abertura institucional acontece na quarta-feira (03), às 18h, com participação da coordenação do Mestrado em Comunicação da UFRB e da direção do CAHL. Logo após a abertura, será exibido o documentário "Sou Mc Carol", 100% feminista, da diretora Merícia Cassiano, seguido de debate com Simone Pereira de Sá, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e supervisora do documentário, além de membros do LabCult/UFF. As duas atividades acontecem no Auditório Maestro Tranquilino Bastos, localizado no prédio do CAHL. 

Outro destaque da programação são as mesas de debate, que acontecem no Auditório Maestro Tranquilino Bastos. A primeira será realizada na quinta-feira (04), às 10h. Com o tema "Matrizes culturais e resistências estético-políticas", participam os professores e pesquisadores Felipe Trotta, da UFF; Leonardo Vidigal, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação é da professora e pesquisadora Francisca Marques, da UFRB.

No dia seguinte, quinta-feira (05), às 9h30, o tema da mesa será Musicabilidades de um Sul Global: corpos e melodramas, com participação do professor e pesquisador Thiago Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e as professoras e pesquisadoras Luciana Xavier, da Universidade Federal do ABC (UFABC), Cíntia Sanmartin Fernandes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Adriana Amaral, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A mediação é da professora e pesquisadora Nadja Vladi, da UFRB.

Ainda como parte da programação do VI COMUSICA, será exibido o documentário Minha Boca, Minha Arma, seguido de debate com o diretor do filme Leonardo Vidigal. A atividade acontece na quinta-feira (04), às 18h, no auditório do CAHL. Durante todo o evento também serão realizados os encontros dos grupos de trabalho, que se reúnem nas salas do CAHL, das 14h às 17h30.

Congresso de Comunicação e Música

A primeira edição do COMUSICA aconteceu em dezembro de 2010, em Maceió. Nas edições seguintes, o congresso passou por Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Importantes nomes da pesquisa acadêmica em Comunicação e Música participaram do evento, entre eles Adriana Amaral (UNISINOS), Cíntia Sanmartin Fernandes (UERJ), Eduardo Vicente (USP), Felipe Trotta (UFF), Jeder Janotti Júnior (UFPE), Micael Herschmann (UFRJ), Simone Luci Pereira (UNIP), Simone Pereira de Sá (UFF), Thiago Soares (UFPE). Pesquisadores internacionais também participaram de edições anteriores, como Malvina Silba (Universidade de Buenos Aires – Argentina), Mercedes Liska (Universidade de Buenos Aires – Argentina), Omar Rincón (Universidade de Los Andes – Colômbia), Paula Guerra (Universidade do Porto – Portugal), Tânia Moreira (Universidade do Porto – Portugal) e Will Straw (McGill – Canadá).

Centro de Artes, Humanidades e Letras

O CAHL é um centro de ensino vinculado à UFRB e instalado nos município de Cachoeira e São Félix. Promove uma formação humanista, voltada para a preparação de profissionais críticos, com conhecimento teórico e técnico, passíveis de atuação tanto no mercado de trabalho quanto na pesquisa acadêmica. Neste sentido, o centro desenvolve uma compreensão mais ampla dos processos históricos, sociais, políticos e estéticos, além de promover a integração dos discentes com a cultura local e a valorização das potencialidades socioculturais e artísticas do recôncavo.

Atualmente, o Centro conta com dez cursos de Graduação relacionados com as potencialidades da região: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Licenciatura em História, Museologia, Cinema e Audiovisual, Artes Visuais, Serviço Social, Ciências Sociais, e o Tecnológico em Gestão Pública. No nível da pós-graduação, possui três programas: Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, Mestrado em Ciências Sociais, Mestrado em Comunicação e um Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) firmado com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Programação VI COMUSICA

03 de julho, quarta-feira

14h às 17h30, salas do CAHL
Grupos de Trabalhos

18 horas, auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB
Abertura institucional. Coordenação do Mestrado em Comunicação da UFRB, Renata Pitombo/Jussara Peixoto, e Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Jorge Cardoso.

18h30, auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB
Exibição do documentário "Sou Mc Carol", 100% feminista, direção Merícia Cassiano.

19 horas, auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB
Debate com Simone Pereira de Sá (professora da UFF e supervisora do documentário) e membros do LabCult/UFF

20 horas, auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB
Lançamento de livros

21 horas, local a confirmar
Festa de abertura

04 de julho, quinta-feira

10 horas, auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB
Mesa “Matrizes culturais e resistências estético-políticas” com Felipe Trotta (UFF); Leonardo Vidigal (UFMG); Micael Herschmann (UFRJ). Mediação de Francisca Marques (UFRB).

14 às 17h30, salas do CAHL
Grupos de Trabalhos

18 horas, auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB
Exibição do documentário "Minha Boca, Minha Arma" seguido de debate com o diretor Leonardo Vidigal. 

05 de julho, sexta-feira

9h30auditório Maestro Tranquilino Bastos, CAHL/UFRB 
Mesa “Musicabilidades de um Sul Global: corpos e melodramas” com Thiago Soares (UFPE), Luciana Xavier (UFABAC), Cíntia Sanmartin Fernandes (UERJ), Adriana Amaral (Unisinos). Mediação de Nadja Vladi (UFRB)

14 às 17h30salas do CAHL
Grupos de Trabalhos

21 horas, local a confirmar
Festa de encerramento

SERVIÇO

O QUÊ? VI COMUNICA, Congresso de Comunicação e Música
QUANDO? De 03 a 05 de julho de 2019, quarta a sexta
ONDE? Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira, Bahia.
Acesso gratuito. Participação certificada.

Redação | ASCOM

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial