Conheça um pouco sobre o IAG – Instituto Antônio Gasparini


Muitas pessoas talvez ainda não estejam familiarizadas com o Instituto Antônio Gasparini - IAG, mas em se tratando do Núcleo Antônio Gasparini do programa NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia – em Feira de Santana com certeza deve conhecer. Se você ainda está na estatística de quem ainda não conhece esse importante Instituto, vale muito a pena conhece-lo.

O IAG foi o responsável pela implantação do programa NEOJIBA em Feira de Santana. De acordo com o professor Eduardo Brito, então presidente do Instituto, a vinda do NEOJIBA para Feira de Santana precisava de pessoas com coragem e boa vontade. Assim ocorreu. “Conheci o programa NEOJIBA numa apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia no Natal Encantado de 2013. Fiquei tão encantado que no dia 15 de janeiro do ano seguinte a gente já participava de uma reunião em salvador para trazer o programa para Feira de Santana”, declarou.

Esse Instituto, que leva o nome do querido padre Antônio Gasparini, foi fundado em 2013 na Cidade Nova, por casais ligados a igreja católica do bairro, onde até hoje possui sua sede na Rua Lamarão, número 01. A implantação do Núcleo Antônio Gasparini do programa NEOJIBA em Feira de Santana ocorreu em 2014 e atualmente funciona no Centro Social Urbano – CSU, no mesmo bairro. O IAG, além de ser responsável pelo Núcleo de Prática Musical da NEOJIBA, possui o Centro de Convivência Domingos Mincarone que atende dezenas e pessoas de diversas faixas etárias, especialmente, idosos. Nesses aproximadamente 6 anos, o Instituo já acolheu mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O IAG é considerado uma instituição do terceiro setor de Feira de Santana, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos que busca desenvolver ação sociais para Idosos, Jovens, Adolescentes e Crianças, com um sincero diálogo com as políticas públicas ligadas ao campo principalmente do fomento a autoestima, respaldado nos Direitos Humanos e na Cidadania, conforme a Lei 8742/93 (LOAS). Unidade Pública Municipal – Lei número 3.424, de 03/12/2013 Unidade Pública Estatual – Lei número 13.097, de 20/03/2014.

O Instituto tem a missão de promover meios para levar a sociedade a uma convivência digna, com ações que alcance uma mudança social significativa. Com uma visão de ser uma instituição que busca a promoção humana em todas as suas faixas etárias incluindo na vida social que fortaleça a sua autoestima e dê sentido a sua vida. Pautada nos valores voltados à honestidade, transparência, ética, fidelidade, doação, justiça e fraternidade.

O Centro de Convivência, O Núcleo de Prática Musical e seus serviços



Centro de Convivência Domingos Mincarone
Acolhe idosos de Feira de Santana e região, pioneiro em práticas integrativas e complementares, um espaço de convívio entre gerações, sem fins lucrativos, voltado para atender a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em busca do desenvolvimento através de atividades que promovem o resgate da plena cidadania. O centro leva o nome de um dos mais importantes parceiros e amigo do padre Antônio Gasparini que sempre este ao lado do religioso e da comunidade. Situado na Rua Lamarão, número 01, Bairro Cidade Nova – Feira de Santana-BA, CONTATO - 75 3022 4484 - e-mail centrodomingosm@gmail.com

Serviços gratuitos: Dança circular, Bioenergética, Reiki, Zumba, Thetahealing, Barra de access, Psicólogos, Dentre outras atividades



Núcleo Antônio Gasparini/NEOJIBA – Feira de Santana
O desenvolvimento e a integração social por meio do ensino e da prática musical coletiva são a essência do Núcleo Antônio Gasparini em Feira de Santana, uma estrutura que nasceu em 2014, a partir de uma parceria entre os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e o Instituto Antônio Gasparini (IAG). Atualmente, o Núcleo está localizado no bairro Cidade Nova e, neste tempo de atuação, já acolheu centenas de crianças, adolescentes e jovens em toda a região de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, com diversas ações ligadas à formação musical. CONTATO - 75 99228 0106 - carolineabreu@neojiba.org

Serviços gratuitos: Iniciação musical, Canto coral, Ensino coletivo de instrumentos, Prática orquestral, Formação de multiplicadores, Apresentações públicas, Práticas sociais, Concertos didáticos.

Saiba como contribuir para o crescimento do IAG
Atualmente o IAG é patrocinado pela empresa OL Papéis através do programa de incentivo fiscal do governo do Estado da Bahia, Faz Cultura, e pelo fundo de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Se você gostaria de ajudar também, há diversas formas, inclusive por meio da declaração de imposto de renda, através da sua nota fiscal ou voluntariado. Para mais informações, entre em contato pelo número 75 3022 4484 ou pelo e-mail centrodomingosm@gmail.com.

Visite o site do IAG www.iag.website


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial