Orquestra Sisaleira realiza concerto e exposição fotográfica em Conceição do Coité


A Orquestra Sisaleira, primeira orquestra formada com instrumentros feitos de sisal, realiza nesta sexta-feira (21), às 19h30, no Teatro Santo Antônio, no município de Conceição do Coité, a 210 km de Salvador, o último concerto de sua turnê. As apresentações gratuitas - realizadas em todo o Território do Sisal - incluem um repertório musical sobre cultura sisaleira, valorizando e difundindo a história do seu povo. Além de assistir ao concerto, o público poderá visitar uma exposição fotográfica que retrata a cultura, a paisagem e a vida do homem sisaleiro.


O projeto Orquestra Sisaleira tem o apoio do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, tendo se apresentado em espaços culturais de acesso gratuito ao público, como centros culturais, teatros, escolas ou repartições públicas.

Ao todo, dez cidades foram contempladas com a circulação de concertos da Orquestra Sisaleira e uma exposição fotográfica: Cultura, Paisagem e Vida no Sisal, através do fotógrafo Robson Di Almeida, totalizando 50% de todo Território do Sisal. O projeto teve início através de oficinas de luthieria (arte de construção de instrumentos musicais), onde foram construídos violões, rabecas, cavaquinhos, ukulelês e violinhas, todos com a madeira do sisal.

O Som do Sisal - É um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura sisaleira criado em pleno sertão baiano, no município de Conceição do Coité. Iniciado em 2012, com o coordenador artístico da Orquestra Santo Antônio, Josevaldo Nim, e o estudante de luteria, Webson Santana, com a construção de instrumentos musicais com sisal, inspirados na violinha de Buriti que é encontrada do povoado de Mumbuca, cidade de Jalapão, Tocantins.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO

Projeto Orquestra Sisaleira
Concerto musical e exposição fotográfica
Quando: 21 de dezembro (sexta) 19h30
Local: Teatro Santo Antônio - Conceição do Coité - BA
Aberto ao público

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial