13ª MOSTRA CINEMA CONQUISTA COMEÇA NESTE DOMINGO


A 13ª edição da Mostra Cinema Conquista começa neste domingo, 4, e segue até o dia 9 - aniversário de Vitória da Conquista. A abertura será às 19 horas, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Este ano, Chico Liberato, um dos pioneiros do cinema de animação no Brasil, será homenageado no evento.

A programação deste domingo contará com o concerto "Paisagens Sonoras", com regência do maestro João Omar e  participação de João Liberato, filho de Chico, e da Orquestra Conquista Sinfônica. A apresentação musical evoca as paisagens do sertão, com algumas músicas que fizeram parte dos filmes do homenageado e do repertório nordestino erudito. Além disso, será aberta a exposição "Chico Liberato - TransFigurAção", que propõe um questionamento livre sobre a formação da imagem e suas transversalidades, começando pela origem da produção do homenageado nas artes plásticas, até seu consagrado trabalho no cinema de animação, com o objetivo de evidenciar o aspecto técnico da feitura de um filme animado, seus aparatos e processos. A exposição permanecerá aberta até o final da Mostra.

O cinema de animação é um dos focos da edição deste ano. A abertura da Mostra contará com dois filmes de animação: o curta-metragem Amarilis, do próprio Chico Liberato, e o longa A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra. Este é considerado um dos principais nomes da animação brasileira. 

Além das exibições, que ocorrerão durante todos os dias do evento, a Mostra tem em sua programação atividades complementares como mesa temática, oficinas, lançamentos de livros, curso, oficinas e debates que discutirão temas importantes para o cinema brasileiro como o processo autoral no cinema de animação, as formas de representação do índio em obras cinematográficas, a presença feminina na produção cinematográfica e os processos de difusão e exibição das produções audiovisuais baianas.

A Mostra Cinema Conquista - Ano 13 ocupará o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a Praça CEUS J. Murilo, no bairro Alto Maron, e escolas municipais dos distritos de São Sebastião, Pradoso, Inhobim, Iguá e Bate Pé. Todas as atividades do evento são gratuitas e abertas ao público, seguindo apenas restrições de classificação indicativa.

Números da Mostra Cinema Conquista:

Dos 50 filmes selecionados, 29 são curtas-metragens e 21 são longas;
Entre os 21 longas, três são baianos: Ilha; Dr. Ocride; e Quilombo Rio dos Macacos;
Dos 29 curtas, oito são obras baianas: Amarilis; Desertos Verdes; Próxima Parada: Suíça; Solo Seco e Rachado; Não é Só Isso; O Baú do Zuzu; Diamante de Poções; e Eu, Eles;
Em média, serão exibidos mais de oito filmes diferentes por dia;
Acontecerão 26 sessões de exibição de filmes;
As sessões ocorrerão em sete locais diferentes;
Além dos dois espaços na zona urbana, cinco distritos receberão exibições;
Ao todo, serão mais de 46 horas de exibição de obras cinematográficas.
A Mostra Cinema Conquista - Ano 13 tem o apoio cultural da TVE Bahia, TV Sudoeste, Educandário Padre Gilberto, Tia Sônia e Schin. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas; do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB); da Diretoria Audiovisual do Estado (DIMAS); e do Centro de Cultura Camillo Jesus. A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.   

SERVIÇO

Abertura da 13ª Mostra Cinema Conquista - Vitória da Conquista (Ba)
Data: 04 de novembro (domingo)
Horário:  19h
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz, 45, Recreio)
Entrada franca.

ASCOM DO EVENTO 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial