PESQUISADORES DE LINGUÍSTICA SE REÚNEM NA UEFS PARA CONGRESSO DA ABRALIAN

Um grande público compareceu ao Anfiteatro do campus universitário para a solenidade de abertura do congresso “Abralin em Cena Bahia” com o tema “Linguagem e Sociedade”, que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) até o dia 25 de outubro.

O presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Miguel Oliveira, destacou a importância do evento para a região e a troca de experiência com os pesquisadores e linguistas. “A Abralin em Cena tem por objetivo justamente trazer os linguistas mais renomados, as pesquisas mais recentes e dar possibilidade dos pesquisadores apresentarem seus trabalhos”.

A coordenadora do Congresso, professora Liliane Barreiros, falou da oportunidade de discutir a diversidade linguística na região e interagir com as diversidades culturais. “A Abralin em Cena vem nos trazer uma oportunidade de interação com colegas de diversas regiões e também o diálogo e a integração com a comunidade local. Durante a programação teremos sessões de comunicação, mesas redondas, minicursos, lançamento de lançamentos de livros, encontro de confraternização e a Feira de Saberes e Sabores que está integrada na programação”.

A conferência de abertura “Língua, Norma e Ideologia” foi ministrada pelo professor Dante Lucchesi (UFF/UFBA/CNPq), e tratou da relação entre língua, normatização linguística e ideologia. “A normatização linguística, ou seja, estabelecimento de uma norma padrão, aquele momento ideal de língua é exatamente um ponto fulcral dessa relação entre língua e sociedade, quando a sociedade de forma organizada intervém no uso da língua estabelecendo um m odelo. Dessa forma esse processo social característico das sociedades de tipo civilizado, tem uma dimensão ideológica muito forte transformando a língua em um instrumento de dominação política e social”. 

A programação completa está disponível no site https://www.abralin.org/abralinemcenabahia/.


Fonte: ASCOM UEFS

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial