{BANDO ANUNCIADOR} ALEGRIA E TRADIÇÃO NAS RUAS DE FEIRA DE SANTANA

Embalados pela tradição e encanto tão característicos do Bando Anunciador da Festa de Sant'Anna, os foliões extravasaram alegria e soltaram a criatividade nas fantasias cheias de cores. As ruas do centro de Feira de Santana/BA foram tomadas por artistas, acadêmicos e populares que, a cada ano, fortalecem o evento, fazendo dele um momento indispensável para o calendário de eventos culturais da cidade. A praça Padre Ovídio, novo local de concentração, desde 5 horas da manhã começou a abrigar mascarados e fantasiados dos mais diversos tipos. Quando a queima de fogos anunciou a saída do cortejo, já havia um mar de gente se embalando ao som das tradicionais marchinhas que marcam a história do Bando Anunciador. O evento é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)

“O Bando é uma festa muito legal. A alegria encanta. Já tinha ouvido falar e esse ano resolvi conhecer de perto”conta Rafaela Araújo, que participou do cortejo pela primeira vez. Quem também se mostrou contagiado pela alegria do Bando Anunciador foi Anderson Neves, apreciador do evento há seis anos. “Essa iniciativa da UEFS é maravilhosa. Todo ano faço questão de sair fantasiado e entrar mesmo no clima da festa”, disse.

O reitor da Universidade de Feira de Santana, professor Evandro do Nascimento, lembrou que essa é uma manifestação da cultura popular que foi proibida de se expressar em um determinado momento da sua história e foi resgatado por iniciativa da UEFS em 2007. “Hoje, o Bando Anunciador é composto por múltiplos bandos que vêm dos bairros, mostrando que a população se identificou com ele e participa dessa festa popular. O Bando já é do povo novamente. A UEFS é apenas a mediadora da reconstrução da identidade dessa importante manifestação popular”, destacou o reitor. 







Redação | Culturasss com ASCOM
Fotos | Edvan Barbosa


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial