SÁBADO DE CULTURA E DIVERSÃO NA FEIRA DO TROCA TROCA DO PROJETO PETIZ

Tem diversão garantida e cultural para as crianças em Salvador, neste sábado (19), das 13:30 às 17:30. O Petiz - Festival de Arte para Infância e Juventude, em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (DIMAS), preparou a FEIRA DO TROCA-TROCA. Um evento gratuito recheado com atividades lúdicas, no Espaço Xisto Bahia, para toda a família com contação de histórias, oficinas, exposição, sessão de cinema (curtas e animes), troca de brinquedos e livros. Espaço de novas descobertas, socialização e, principalmente, para reflexão sobre o consumo consciente e práticas colaborativas.

Para participar das oficinas artísticas, não será necessária inscrição prévia, mas as vagas são limitadas. A diversão já começa em casa com a escolha dos livros e brinquedos que poderão ser trocados na feira. O encontro conta com espaço especial para pais e filhos mostrar o que trouxeram e conhecer os brinquedos que fizeram parte da história de outras pessoas. Os artigos devem estar em bom estado. 

Ao longo da tarde, todos poderão visitar a exposição “Lanterna Mágica - Audiovisual, Interação e Ludicidade” na Galeria Pierre Verger, que conta um pouco da história do cinema baiano através de uma proposta lúdica com enfoque infantojuvenil. A exposição tem curadoria de Aline Terra Nova e Simone Lopes.

Durante a tarde, as crianças terão um espaço de atividades lúdicas com a Oficina "Brinquedos e Brincadeiras em Família - Brinquedos Ópticos", ministrada por Daniela Fernandes (diretora da DIMAS; bacharela em Direito e em Cinema e Audiovisual) e por Karoline Santana (psicóloga e coordenadora da Mandalas - Rede de Práticas em Psicologia). Para os organizadores, a atividade proporciona um espaço para as crianças brincarem junto às pessoas com quem têm relações de afeto e, para tanto, trazem a temática dos brinquedos ópticos. 




Essa edição da FEIRA DO TROCA-TROCA traz uma sessão de contos africanos, “Histórias da Chuva”, do Grupo Iwá (BA) e convida o público a imaginar e viajar por diferentes lugares através da escuta. Em cena, a atriz Josi Acosta, acompanhada dos músicos Gabriel Carneiro e Sanara Rocha, sob direção de Antônio Marcelo, apresentam ao público uma livre adaptação de contos que versam sobre a chuva e tratam de temas como solidariedade e amor. As histórias provenientes da Angola e Botsuana retratam uma menina que pede à sua mãe que lhe conte histórias e ela o faz de forma sensível, usando recursos vocais e expressivos.

Para fechar a programação da tarde, sessão de cinema com exibição de curtas-metragens e obras seriadas na Sala Alexandre Robatto. Nesse espaço, a plateia terá trânsito livre e os títulos exibidos estarão disponíveis no site do Festival Petiz.

Contemplado no edital Dinamização de Espaços Culturais da Bahia 2016, o PETIZ tem o propósito de potencializar a fruição artística no processo que envolve o encontro da criança com a obra e é uma idealização da C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais, coordenada por Poliana Bicalho, arte-educadora, produtora e mediadora cultural em conjunto com a BERÊ PRODUÇÕES, coordenada por Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.

SERVIÇO

O QUÊ?  Feira do Troca-Troca do Petiz (Festival de Arte para Infância e Juventude)
QUANDO? Sábado, 19 de maio, das 13:30 às 17:30
ONDE? Espaço Xisto Bahia. Rua General Labatut, 27 – Barris. Salvador/BA
Acesso gratuito. Classificação livre.
+info pelo WhatsApp 71 991281864

Idealização: C.R.I.A.R.E (Projetos Culturais e Educacionais) e Berê Produções. Apoio financeiro: Governo da Bahia | Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Redação | Culturasss


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial