INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SIMPÓSIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

O Programa de Formação de Professores em Educação Infantil (PROEI) realiza o I SIMPÓSIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: MÚLTIPLOS OLHARES E DIVERSAS POSSIBILIDADES, em Feira de Santana/BA nos próximos dias 25 e 26 de maio. O evento acontece na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e é voltado para profissionais e estudantes das áreas de Educação. Serão debatidos temas como “Conflitos na Educação Infantil: possibilidades na Sala de Aula”, “Letramento na Educação Infantil”, dentre outros. As inscrições podem ser feitas através do contato de WhatsApp 75 988331000.

Confira a programação completa.

25 de maio, das 18h às 22h - Mini Cursos

Tema 1
Atendimento Educacional Especializado para crianças de Educação Infantil com a professora Ana Rita Antunes

Tema 2
"Conflitos na Educação Infantil: possibilidades na sala de aula" com a professora Judinara Braz.

Tema 3
"A Cultura do Brincar na Educação Infantil" com a professora Gabriela Azevedo

Tema 4
"Libras na Educação Infantil" com a professora Irzyane Cazumbá

Tema 5
"Currículo e Práticas na Educação Infantil" com a professora Ana Verena Vidal e Rebeca Machado 

26 de maio

08:00 - Credenciamento

08:30 - Mesa de Abertura 

09:00 - Momento Cultural com Sandro Silva e Polly Rosa

09:30 - Conferência de Abertura com o tema "Cirandas na Educação Infantil: Concepções, Práticas e Formação de Professores" 
Coordenadora: Ana Verena 
Conferencista: Professora Doutora Leila Franca (UFBA)

10:30 - Debate

10:50 - Intervalo com lançamento do livro “Cirandas na Educação Infantil: saberes e práticas” e música com Sandro e Polly Rosa

11:10 - Mesa Redonda 01
"Letramento na Educação Infantil: vamos dialogar sobre essa prática?" 

Debatedoras:
- "Letramento matemático" com a professora doutora Ana Virgínia; 
- "Literatura infantil" com a professora doutora Luciene Mota; 
- "As nuances da brincadeira para promoção do letramento" com a professora Débora Leal.

Mediadora: Professora Anna Virgínia Félix. 

14:30 - Mesa Redonda 02
A construção da Identidade Profissional na Educação Infantil 

Debatedores: 
- "A identidade da Coordenação Pedagógica" com a professora Anna Virginia Félix;
- "Identidade Docente na Educação Infantil" com o professor Jefferson Moreira;
- "A Experiência da Formação Continuada" com a professora Ana Verena.

Mediadora: Professora Doutora Aisiane Cedraz.

Mesa Redonda 03
"Referenciais para Educação Infantil"

Debatedoras 
- "A Saúde na Educação Infantil" com a professora doutora Aisiane Cedraz;
- "Referenciais familiares... o que pensa a mãe?" com a professora Auricéia Adorno Moreia; 
- "A bioética na Educação" com professora doutora Deise Vital

Mediadora: Professora Judinara Braz

Livro “Cirandas na Educação Infantil: saberes e práticas” 

Fruto das pesquisas do PROEI, livro é o resultado do trabalho conjunto dos estudos e reflexões das pedagogas Ana Verena de Araújo Vidal Matos, Ana Carolina de Araújo Vidal e da enfermeira Aisiane Cedraz Morais. 

A obra parte de uma ciranda de diálogos e reflexões sobre as nuances que perpassam a formação de professores em Educação Infantil, inspirados em experiências do Programa levantadas no município de Feira de Santana (BA) e partilhadas com profissionais que cuidam e assistem crianças na primeira infância. 

“A partir desse programa, tivemos a feliz ideia de reunir os conteúdos presentes nele e somar a outros igualmente necessários, agregando-os em uma ciranda: esse livro reúne autores de experiências diversas, trazendo não somente fundamentações teóricas, mas, principalmente, resultados de suas experiências práticas em diferentes contextos de educação e cuidado infantil”, afirma uma das autoras do livro, a professora Ana Verena Vidal.

O PROEI traz em sua proposta uma ciranda de temáticas que envolvem os fundamentos e a tematização de práticas do cotidiano infantil, a fim de contribuir com o novo cenário de educadores/professores da primeira infância e romper com paradigmas já vistos ao longo da história.

“Ao pensar em ciranda, a ideia nasce da roda que enlaça a criança e sua infância, sendo ela uma brincadeira de roda infantil muito comum na cultura brasileira, mas aqui dela nos apropriamos associando-a à ideia de diálogos, entrosamentos e trocas na Educação Infantil a partir de olhares multiprofissionais”, explica a pedagoga, Ana Carolina Vidal.

Para as autoras, o livro não é um receituário didático, mas uma análise profunda de um novo entendimento sobre Educação Infantil nos espaços onde a primeira infância é acolhida e assistida por profissionais que precisam entendê-la numa ótica plena e diversa.

Sobre as autoras


Aisiane Cedraz Morais
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana; mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da UEFS, docente de disciplinas de graduação e mestrado profissional em Enfermagem. Especialista em Saúde da Família, Enfermagem Neonatológica, Educação Profissional da Área da Saúde. Pesquisadora do NIEVS (UEFS) e do Grupo Crescer (EE/UFBA). Tem experiência na área de enfermagem, atuando principalmente com pediatria (saúde da criança e do recém-nascido), saúde da população negra, saúde na Educação Infantil.

Ana Verena de Araújo Vidal Matos
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional (FACCEBA), Metodologia e Didática do Ensino Superior (FACCEBA), Educação Infantil com ênfase em Infâncias e Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Alfabetização e Letramento pelo Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação Infantil, é coordenadora pedagógica na Amor Coruja Creche Escola e coordenadora do PROEI.

Ana Carolina de Araújo Vidal
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional (FACCEBA). Tem experiência na área de Educação Infantil, alfabetização e letramento; e de coordenação pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I. Professora da Educação Básica da Escola João Paulo I e coordenadora do PROEI.




Redação | Culturasss com assessoria
Ilustração | Theo Cedra Cruz (5 anos)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial