SEMINÁRIO GRATUITO DISCUTE CULTURA, CIDADE E DESENVOLVIMENTO. INSCREVA-SE.

Agentes de cultura dos mais diversos setores e linguagens artísticas, educadores e indivíduos interessados no segmento cultural e empreendimentos criativos podem participar do Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento realizado pelo Galpão Cine Horto e pela Habitus Consultoria e Pesquisa, ambos de Belo Horizonte (MG).

O evento faz parte do Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais viabilizado em Feira de Santana/BA pela ArcelorMittal através da lei federal de incentivo à cultura (Rouanet). Acontece nos próximos dias 28 (terça, das 18h às 22h) e 29 (quarta, das 08h às 18h), no SESI - auditório FIEB. Clique aqui e faça sua inscrição até 24 de novembro de 2017.

O Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento é a terceira etapa de uma série de ações em prol da agitação cultural das cidades de Cariacica/ES e Feira de Santana/BA. Em 2016, foi realizado um Diagnóstico Cultural com o suporte do Coletivo Culturasss, que apontou de forma prioritária, de acordo com os entrevistados destes municípios, a necessidade de capacitação para produtores e gestores, a criação de oportunidades de encontro para reflexão sobre o cenário cultural local e a proposição de novos caminhos para o setor.

A partir dos resultados do diagnóstico, o projeto iniciou sua segunda etapa, que contou com o Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais. O curso começou suas atividades em maio de 2017 e terá sua finalização com a apresentação dos resultados e de projetos dos alunos participantes no dia 27 de novembro, antecedendo o Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento.


Agentes culturais de Feira de Santana/BA

Nos dias 28 e 29, o evento contará com palestras sobre diversos temas, entre eles a formação de público e desenvolvimento local, sempre guiadas por nomes importantes do setor, como José Márcio Barros, Isaura Botelho e Liliana Sousa e Silva. Também terá a participação dos professores do curso: Chico Pelúcio, Maria Helena Cunha, Marcelo Santos, Rômulo Avelar e Clarice Libânio. Todos agentes culturais atuantes no cenário nacional.

PROGRAMAÇÃO

Terça (28.11)

18h – Solenidade de Abertura do Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento. Apresentação do Mapa Cultural do município, construído pelos alunos durante a disciplina “Mapeamento cultural participativo”.

19h20 – Ações transversais no setor cultural. Discussão sobre as possibilidades de integração entre os diversos agentes culturais e suas ações, considerando as várias escalas e esferas das políticas públicas (federal, estadual, municipal); os diversos setores da sociedade (setor público, setor privado, terceiro setor, sociedade civil).

Quarta (29.11)

09h – Formação de públicos na área cultural. Debate sobre os limites, dificuldades e potencialidades da formação de público na área da cultura, incluindo sua interface com outras áreas, especialmente a educação.

14h – Cultura e desenvolvimento local. Importância e o papel da cultura no desenvolvimento local (humano, econômico, cidadão) bem como na sustentabilidade das cidades contemporâneas.

SERVIÇO

O QUÊ? Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento – Feira de Santana/BA
QUANDO? 28 (terça, das 18h às 22h) e 29 (quarta, das 08h às 18h) de novembro de 2017
ONDE? SESI – Auditório FIEB (Rua Gonçalo Alves, s/n - Alto do Cruzeiro, Feira de Santana/BA)
Inscrições até 20 de novembro somente no site do Galpão Cine Horto. Inscreva-se aqui.
Mais informações pelo WhatsApp 75 99249.0911.


Redação | Culturasss


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial