ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA SE APRESENTA NO BOULEVARD SHOPPING FEIRA

A temporada 2017 da ‘Série Aliansce’ chega a Feira de Santana (BA) com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), nesta sexta-feira (10), às 19h, no estacionamento do Boulevard Shopping Feira, com acesso gratuito. O momento integra as comemorações antecipadas do do Dia da Música, celebrado em 22 de novembro, oportunidade em que o Shopping realiza uma semana especial dedicada à essa linguagem artística tão apreciado pelo mundo afora.

Tido como um dos ícones vivos do Brasil, o maestro Isaac Karabtchevsky é o diretor artístico e regente deste projeto. “O apoio da Aliansce veio a consolidar este impulso de divulgar a arte através da música, conseguindo atingir um público diversificado e extremamente motivado”, comenta Isaac.

Este concerto está com uma programação renovada e inclui no repertório clássicos da música brasileira como “Garota de Ipanema” e sucessos do compositor Villa-Lobos que prometem encantar o público de Feira de Santana. A ‘Série Aliansce’ é patrocinada pela Aliansce Shopping Centers, rede de Shoppings que administra o Boulevard Feira, e leva gratuitamente há 4 anos, apresentações da Orquestra Petrobras Sinfônica aos novos palcos do Brasil: os shopping centers desta rede.

Renato Rique, presidente da Aliansce, lembra que a Série Aliansce tem levado emoção e inspiração por onde passa. “O shopping é um espaço democrático e a parceria com a OPES possibilita que o público tenha acesso à música da melhor qualidade”, avalia.

Programação Boulevard Feira
Entre os dias 06 e 09 de novembro, uma programação gratuita reúne as escolas de música da cidade, que se apresentarão na Praça de Alimentação do Shopping, sempre às 19h. A semana se encerra com a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica. Confira:

06.11, 19h – Orquestra Louv’Arte
07.11, 19h – Alunos da Escola de Música Willian Albert
08.11, 19h – Alunos do Seminário de Música do CUCA
08.11, 20h – Orquestra Sinfônica da UEFS
09.11, 19h – Alunos da Escola de Música Vivace
10.11, 20h – Orquestra Petrobras Sinfônica

Sobre o Maestro Isaac Karabtchevsky 
Possui uma das carreiras mais brilhantes no cenário musical brasileiro, atuando por 26 anos como Maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, comandando o projeto mais ousado de comunicação popular da América Latina, o Aquarius, que reuniu durante anos milhares de pessoas ao ar livre e favoreceu, dessa forma, a formação de um público sensível à música de concerto.

Esse período de intensa atividade coincide com sua permanência na Europa, atuando como diretor artístico de diferentes orquestras e teatros: com a Tonkünstlerorchester de Viena (1988 a 1994), o Teatro La Fenice de Veneza (1995 a 2001) e, finalmente, como diretor da Orchestre National des Pays de la Loire (2004 a 2010). Dentre os teatros e orquestras de prestígio dessa fase estão a Salle Pleyel de Paris, o Konzertgebouw de Amsterdã, o Musikverein de Viena, o Royal Festival H.

Orquestra Petrobras Sinfônica
Criada pelo Maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. A OPES completa 45 anos de existência, reafirmando o compromisso que lhe deu origem: interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, com o objetivo de aproximar novos públicos da música de concerto. É patrocinada há quase três décadas pela Petrobras e conta com um modelo de gestão inovador no país, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Em sintonia com o trabalho de orquestras como a Filarmônica de Viena, a OPES é o único conjunto sinfônico brasileiro gerido pelos próprios músicos, fator que define sua proposta administrativa, mas também seu jeito de fazer música. A orquestra desenvolve, através de suas 60 apresentações anuais, projetos que contemplam o cânone do repertório clássico ao mesmo tempo em que exploram novas conexões e territórios artísticos.

Em suas temporadas levado ao Rio de Janeiro solistas e regentes de destaque internacional, como Krzysztof Penderecki, Joshua Bell, Boris Belkin, Sarah Chang, Mischa Maisky e Maria João Pires. Outras iniciativas se somam ao núcleo da programação do conjunto e ampliam o alcance da música de concerto, como os CyberConcertos, onde a orquestra incentiva que os espectadores fotografem e filmem as apresentações, compondo narrativas sobre sua experiência musical em blogs, redes sociais e canais de vídeo. Em episódios regulares, a TV OPES tem também exibido na internet o cotidiano da orquestra com detalhes sobre o repertório apresentado, o papel de cada naipe e debates inéditos e envolventes.

Em 2017, a OPES dá mais um importante passo para a formação de novas gerações de músicos ao implementar, pelo sexto ano, as atividades da Academia Juvenil. O projeto oferece a jovens entre 14 e 20 anos a oportunidade de integrar um programa continuado de aperfeiçoamento técnico, teórico e artístico, respondendo a uma lacuna no processo de sensibilização e capacitação de novos instrumentistas.

A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: Avianca, UCI, Consulado da Argentina, Metrô Rio, Porto BayHotels, Hope Serviços, Aliansce Shopping Centers, Rádio MEC FM e JLT Brasil.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial