{Feira de Santana} “O ALIENISTA” É RETRATADO NO II CAFÉ COM A PSICANÁLISE

“Nada tenho que ver com a ciência; mas, se tantos homens em quem supomos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?”, escreve Machado de Assis, jornalista carioca cuja obra inspirou a COEPSI - Comissão de Eventos em Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana a realizar o II Café com a Psicanálise - entre a razão e a loucura: um estudo sobre a obra “O Alienista”, nesta quarta-feira (22.11), às 18h, na Cúpula do Som Studio Bar. Karoline Fernandes, membro do COEPSI, diz que sair do ambiente acadêmico e aproveitar essa modalidade de debate em um espaço cultural tão agradável, só fortalece a democratização do conhecimento. “Esta edição do Café pretende estimular uma discussão interessante no ponto de intersecção entre a filosofia, a literatura e a psicanálise e romper a barreira da monomania ideológica”, diz Karoline. Estudantes universitários de áreas diversas, educadores, filósofos, literatos, artistas e intelectuais são esperados para o evento.

“Temos recebido inscrições de pessoas formadas em áreas não diretamente relacionada com os convidados da mesa. É muito bom observar o interesse das pessoas neste formato de evento que mescla conhecimento e arte”, reforça Nizaneia Matos, professora responsável pela ação. Para os organizadores, a noite será um misto de educação e cultura e, além da discussão acadêmica, terá na abertura a excelência musical instrumental do Grupo Quaternária. O público presente também poderá apreciar a tela inédita que o multiartista Gabriel Ferreira pintará ao vivo.

MEDIADORES CONVIDADOS

A mesa de debates será composta por professores renomados nas áreas de literatura, filosofia e psicanálise lacaniana. Estarão presentes o professor doutor em filosofia, Malcom Rodrigues; Carlos Magno da Silva, mestre em literatura e diversidade cultural; e Paulo Fernando Dantas, psicólogo da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e especialista em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana.

PROGRAMAÇÃO

18h - Credenciamento
19h - Abertura com show da banda Quaternária (jazz instrumental)
19h40 - Mesa “Entre a razão e a loucura: um estudo sobre a obra O Alienista, de Machado de Assis”
21h - Continuação do show da banda Quaternária

SERVIÇO

O QUÊ? II Café com a Psicanálise - entre a razão e a loucura: um estudo sobre a obra "O Alienista", de Machado de Assis.
QUANDO? Nesta quarta (22.11), 18h.
ONDE? Cúpula do Som Studio Bar. Rua Domingos Barbosa de Araújo, 750 - Kalilândia. Vizinho à Localiza. Feira de Santana/BA.
QUEM? Realização da Comissão de Eventos em Psicologia da FTC.
Inscrições do último lote promocional antecipado pelo WhatsApp 75 98188.2871. R$ 20,00.






Redação | Culturasss


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial