{Vitória da Conquista} EM NOVEMBRO TEM A 12ª EDIÇÃO DA MOSTRA CINEMA CONQUISTA

“É muito importante manter este evento cultural. Perder a continuidade resulta numa série de prejuízos, como o distanciamento do público, que acaba se desatualizando, por causa da produção muito grande que o nosso cinema está atualmente”, afirma Esmon Primo, coordenador geral da 'Mostra Cinema Conquista - Um olhar para o novo cinema', um dos principais eventos audiovisuais do Nordeste em sua 12ª após dois anos sem acontecer. Este ano, a Mostra será realizada entre os dias 19 a 24 de novembro de 2017. Mais de 45 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além de conferências, oficinas, debates, homenagens e exposições fazem parte da programação que acontece este ano na Praça Guadalajara, Teatro Glauber Rocha (UESB),  Espaço Comunitário Seu Rosa e escolas municipais.

A Mostra Cinema Conquista homenageia o cineasta baiano Tuna Espinheira, pelos seus 44 anos dedicados ao cinema. Nascido em Salvador, Espinheira passou parte de sua infância e início da adolescência na cidade baiana de Poções e faleceu em 2015. Sua vida e obra estarão retratadas em uma exposição assinada pelos artistas Vinícius Gil (Purki) e Carlos Rizério.

Ao longo das últimas edições, foram apresentados gratuitamente cerca de 140 filmes de longa-metragem e 300 de curta-metragem brasileiros, que estabeleceram um panorama da produção nacional e apresentaram diversas formas de expressão sobre a nossa realidade. Também foram oferecidas atividades de formação e discussão como conferências, cursos, oficinas, debates (papo de cinema) e lançamentos de livros, sobre os diversos temas pertinentes ao campo cinematográfico brasileiro e mundial. O evento é um espaço privilegiado para a discussão dos temas e manifestações importantes do cinema nacional e mantém uma curadoria sempre voltada para trazer um panorama interessante da produção cinematográfica brasileira que, apesar das suas adversidades e desafios, se mantém diversa e rica.

A realização do evento é do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), Secretaria de Cultura (Secult/BA), Fundo de Cultura e Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB) e Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB). O evento tem ainda o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (SURTE) e Schin.

SERVIÇO

O QUÊ?
QUANDO? 19 a 24.11.2017, às 20h
ONDE? Vitória da Conquista/BA. Tenda Oficial na Praça Guadalajara (Escola Normal), Teatro Glauber Rocha (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Cine-tenda no Espaço Comunitário Seu Rosa, bairro Nova Cidade e tendas itinerantes em escolas públicas.
Acesso gratuito.

Confirme presença no evento do Facebook.



Redação | Culturasss

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial