ARTISTAS BAIANOS DESENVOLVEM PROJETO MUSICAL PARA CRIANÇAS

Ao observar os rostinhos atentos e concentrados das crianças na plateia do Pocket Show Maria, Escombone e o Violão Encantado por tanto tempo, os idealizadores deste projeto de iniciação musical para crianças se arriscam a explicar.

"O figurino, o violão bem conduzido e com exclusividade, as histórias das aventuras desses personagens, as canções de autoria própria e de cunho notadamente lúdico-pedagógico... toda a atmosfera do projeto colabora para as crianças presentes em nossa plateia se conectarem tão bem com a nossa apresentação", explica Lorena Porto, produtora cultural, atriz e cantora baiana.


O PROJETO

Para o músico e produtor baiano Cid Fiuza, o projeto nasceu para tornar a compreensão da teoria musical acessível às crianças, para dar à meninada condições de dialogar com a produção do Brasil e do mundo, e para fortalecer o brincar e tudo mais que envolva a cultura da criança.

"Muitas situações nos despertaram para planejar esse projeto. Mas chegar em festas infantis e observar a trilha sonora tão distante do universo da criança, nos impulsionou para executá-lo o quanto antes", conta Cid.

A dupla de artistas baianos se dedicou a pensar em cada detalhe deste projeto. A psicóloga e coordenadora pedagógica da educação infantil Djenane Carvalho destacou a originalidade em todos os aspectos. "Foi a melhor coisa para crianças que vi neste ano de 2017. É autêntico em tudo. O nome, o figurino, as histórias, as canções de autoria própria... muito lindo", diz Djenane.

Já o músico e mestre em educação Murilo Oliveira destaca a importância da música na vida das pessoas, sobretudo, no desenvolvimento cognitivo na infância. "Quem dúvida dos benefícios que tem a música na vida de uma criança? Ė muito bom poder dar a elas a oportunidade de ter acesso a um projeto desse, com esse repertório que apresenta compositores clássicos da música brasileira e ainda traz músicas próprias ensinando teoria musical", reforça Murilo.

Indicado para teatros, escolas, shoppings, hospitais, praças públicas, salões de festa, quintais de casa ou em qualquer lugar onde há concentração de crianças. De forma bastante lúdica, o projeto torna acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 03 a 08 anos. Estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas, pode fazer surgir futuros músicos, mas certamente formará apreciadores aptos e sensíveis para as artes mais diversas linguagens artísticas.

"Esse projeto precisa ser conhecido para o máximo de crianças. Elas precisam ouvir essas músicas. É encantador", declara Vanessa Nobre, professora da educação infantil.

O DISCO

As canções deste projeto de iniciação musical foram compostas pelos seus próprios idealizadores e já estão na boca da meninada. “Como é maravilhoso ser criança. Você cresceu, mas ainda pode entrar na nossa dança...” é um dos refrões que fazem desse disco encantador.

O disco SER CRIANÇA foi um produção realizada em janeiro de 2017 pelo Estúdio Via Sonora, mixado por Anselmo Roberto e com a direção musical de Cid Fiuza. As oito faixas podem ser ouvidas no Youtube ou Soundcloud. Cifras e partituras desenvolvidas pelos músicos Cid Fiuza e Victor Porto, licenciado em Música pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, e estão disponíveis no site www.mariaescombone.com.br.

MARIA E ESCOMBONE

São personagens que protagonizam a importante missão de promover iniciação musical para crianças. O nome do projeto vem do imaginário popular das brincadeiras infantis. Virar maria escombona, dar cabriola ou, ainda, dar cambalhota é uma deliciosa brincadeira que diverte as crianças e que deu vida a essa boneca tagarela e ao seu amigo boneco cheio de talentos.

ATUAÇÃO

O projeto está em circulação por todo o Brasil em eventos especializados e/ou particulares com o formato de Pocket Show Voz e Violão para Crianças. Além disso, a versão para o teatro está com sua estreia programada para o mês março de 2018, na Bahia.

Para contratar uma apresentação ou comprar o disco, é só entrar em contato pelos números de WhatsApp 75 99191.5071 ou 99264.1507 ou mandar e-mail para contato@mariaescombone.com.br.

Essa é mais uma produção do Coletivo Culturasss, cultura brasileira em rede. Siga @culturasss no Instagram.


Redação | Culturasss

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial